Atalanta 4x1 Portogruaro – 39ª rodada (Atalanta garante acesso a Série A)

ATA X POR 2
O fim da temporada está chegando, e com a boa vantagem que Atalanta e Siena abriram durante todo o campeonato para os demais times, as equipes chegaram na 39ª de 42 precisando de apenas um ponto para garantirem matematicamente o acesso a Série A novamente.

Enquanto o Siena recebia o Torino na zona de playoffs, a Atalanta recebeu o 20º colocado, Portogruaro, desesperado para fugir do rebaixamento e que há duas rodadas derrotou o líder Siena fora de casa, de virada, por 2x1.



Além do adversário em campo, a bergamasca jogava contra o relaxamento com a vaga quase assegurada. Nos últimos três jogos foram duas derrotas e um empate, somando um ponto em nove possíveis. A impaciência de parte da torcida pelo pior momento da equipe no campeonato apareceu naturalmente e durante a semana o técnico atalantino, Stefano Colantuono, pediu calma e paciência a torcida, que assim como todos, ele queria garantir o acesso a Série A o quanto antes.

A torcida neroazzurra deu um show nas arquibancadas e lotou o estádio Atleti Azzurri d’Italia, fazendo uma linda festa e esperando que o time em campo correspondesse com as expectativas.

Com a bola rolando, a primeira oportunidade de gol foi da Atalanta. Após clamorosa falha defensiva de Francheschini, que deixou a bola quicar em sua frente após desvio de Marilungo, e acabou sobrando para Tiribocchi. O atacante neroazzurro viu o goleiro Rossi adiantado e tentou chutar colocado no ângulo, mas a bola passou com muito perigo para fora.

A Atalanta manteve o jogo em banho maria, como se pensasse que podia marcar na hora em que achasse melhor, mas a equipe do Portogruaro que viajou a Bérgamo com a intenção de se defender e sair em alguns contra-ataques, tentou se aventurar no campo ofensivo aos 15 minutos. Tarana recebeu pela direita e avançou em direção a área, sem marcação, resolveu chutar, mas a bola acabou amortecendo em Manfredini e sobrou para Espinal. O lateral se viu em meio a grande marcação atalantina dentro da pequena área, mas tentou chutar, porém se desequilibrou e tocando para Memushaj no meio, livre. O albanês não desperdiçou e empurrou para o fundo do gol, calando o estádio Atleti Azzurri d’Italia.

Incrédulos no que estavam vendo, os torcedores ainda viram a Atalanta anestesiada pelo gol do Porto, e logo após o marcador sair do zero, os visitantes tiveram uma chance de ouro para ampliar. Após marcar o gol, Memushaj apareceu na lateral esquerda e cruzou, Espinal pegou de primeira um belo chute de primeira, mas Consigli fez ótima intervenção.
O Portogruaro ainda teve mais uma chance de tentar adiar a festa da dea. Mais uma boa descida de Tarana pela direita, o ala tocou para Gerardi. O atacante tentou surpreender Consigli,e mesmo sem ângulo chutou a gol, mas o arqueiro bergamasco defendeu mais uma vez.
Com muita apatia em campo, sem demonstrar algum tipo de reação diante do resultado adverso, chegou a provocar algumas vaias das arquibancadas. Aos 31 minutos, em um momento ruim da Atalanta, Ferri lançou para Barreto na direita, que mandou para o centro da área de primeira de cabeça e Tiribocchi apareceu por de trás da marcação testando firme. A bola bateu no chão antes de passar por entre as pernas do goleiro Rossi para empatar a partida em 1x1.

Como 10 minutos após o empate, a Atalanta chegou a virada e em grande estilo. Após jogada pela direita, a Barreto tocou para Doni que mandou de primeira de letra para Raimondi, o meia devolveu a bola para o meio da área também de prima e Bonaventura mandou de primeira num lindo gol.

No segundo tempo o Portogruaro sentiu a virada, mas tentou voltar a partida com Gerardi em uma cabeçada fraca, sem muitos problemas para Consigli fazer a defesa. Mas foi a Atalanta quem chegou ao 3º gol. Mais uma vez assistência de Barreto, que cobrou escanteio pela direita e Delvecchio, que havia entrado há tempo tempo, desviou de cabeça para ampliar o marcador, Atalanta 3x1.

A festa já estava começando a ser feita pelos torcedores nas arquibancadas, e a festa aumentou ainda mais aos 37 da etapa derradeira. Tiribocchi recebeu na entrada da área de Bonaventura. Tiri surpreendeu o goleiro Rossi e chutou forte, mesmo com a bola bem perto do corpo. O goleiro chegou a tocar na bola, mas acabou entrando para completar a goleada atalantina.

Com o resultado a Atalanta garantiu o acesso a Série A uma temporada após a trágica queda e em grande estilo. Com uma vitória de virada por 4x1 espantando os últimos resultados ruins e fazendo o torcedor voltar a sorrir depois de três semanas difíceis.
Após o término da partida, os jogadores do banco de reservas, membros da comissão técnica e o presidente Percassi invadiram o campo com uma camisa comemorativa da campanha feita pela diretoria para a promoção da dea desde o começo da temporada.
festa 20 Stefano Colantuono saúda torcida neroazzurra. Foto: L’Eco di Bergamo
Stefano Colantuono dedicou o acesso a seu pai, que veio a falecer ao final do trabalho de Stefano no Palermo em 2007, e o treinador neroazzurro esperava dedicar uma grande alegria a seu pai. Colantuono esteve próximo na última temporada, quando o acesso bateu na trave enquanto treinava o Torino.
Mais de 10 mil pessoas saíram as ruas de Bérgamo para comemorar a volta da Atalanta a elite nacional. Crianças, homens, mulheres, idosos, todos se juntaram para celebrar a volta da deusa ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Para completar a alegria dos atalantinos, neste domingo (08) os andorinhas do Brescia foram rebaixados matematicamente de volta a Série B. Não teremos o clássico Atalanta-Brescia novamente na próxima temporada, mas é por um bom motivo, a queda do Brescia.

Na próxima rodada a Atalanta enfrenta o Albinoleffe, no derby de Bérgamo, em busca do título e o Albino buscando fugir do rebaixamento. O jogo acontecerá no dia 16/05, na segunda-feira.

FICHA DA PARTIDA

Escalações:

Atalanta: 47 Consigli, 4 Capelli, 5 Manfredini (Raimondi), 13 Peluso e 32 Ferri; 8 Barreto, 22 Padoin, 27 Doni (Delvecchio) e 89 Bonaventura; 66 Marilungo (Ferreira Pinto) e 90 Tiribocchi.

Portogruaro: 1 Rossi, 4 Cristante, 7 Espinal, 26 Franceschini e 27 Cibocchi (D’Elia); 56 Cardin, 23 Scozzarella (Scapuzzi), 33 Tarana e 80 Schiavon; 88 Memushaj (Altinier) e 99 Gerardi.

Gols:

Atalanta: Tiribocchi 31’ e 82’, Bonaventura 41’ e Delvecchio 79’.

Portogruaro: Memushaj 15’

Cartões amarelo:

Atalanta: Doni 34’, Tiribocchi 44’ e Delvecchio 79’

Portogruaro: Cristante 11’.


MELHORES MOMENTOS
TWITTER
FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário