Grosseto 1x1 Atalanta - 42ª rodada (Atalanta campeã da Série B)



Na despedida da Série B, a Atalanta visitou o Grosseto, que já não tinha nenhuma pretensão no campeonato, de olho no título. Para isso, precisava de um resultado igual ao do Siena, que enfrentou o Albinoleffe tentando escapar do playout, ou então um empate e uma vitória dos irmãos do Albinoleffe ou para não depender de nenhum outro resultado, uma vitória simples já bastava para levar a Bérgamo o 5º título italiano da Série B de sua história.

Contra o Grosseto, o técnico atalantino, Stefano Colantuono, entrou em campo com uma formação diferente da qual ele usa habitualmente. Saindo do 4-4-2 tradicional, com bastante avanço pelas laterais e usou o 4-5-1, povoando mais o meio de campo e tirando um homem de frente. O resultado do desentrosamento com o sistema de jogo foi visível no primeiro tempo.

O jogo se arrastou sonolento durante todo o primeiro tempo. A bergamasca não conseguia prender a bola no ataque com a falta de um segundo jogador de ataque, além de que os erros de passes no meio foram constantes.

Quem conseguia sair mais um pouco para o jogo foi o Grosseto, que mesmo com suas limitações técnicas e o desinteresse no campeonato, conseguiu as boas chances de abrir o placar, inclusive, uma bola na trave aos 39 minutos com Mora, que partiu em velocidade e chutou rasteiro no cantinho do goleiro Frezzolini. A bola foi caprichosamente na trave, correu em frente a linha fatal e parou próximo a outra trave, tranquila, para o goleiro neroazzurro defender.

O retrato do jogo pífio da Atalanta se refletia nos números da partida. Até os 43 minutos da etapa inicial o Grosseto havia dado três chutes em direção ao gol bergamasco, e um para fora, enquanto a dea não conseguiu acertar o alvo em nenhuma oportunidade, e errou três chutes.

Mas como o que vale no futebol é bola na rede, aos 43 minutos, Tiribocchi recebeu na meia lua, fez o pivô e tocou para Madonna na direita cruzar para ele mesmo, Tiribocchi, marcar em uma cabeçada sem chances para o goleiro Narciso. Grosseto 0x1 Atalanta.

Com o resultado, a Atalanta estava conquistando o título da Série B, independentemente do resultado de Albinoleffe x Siena, que empatavam sem  gols no estádio da Atalanta, o Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo, aonde o Albinoleffe também manda suas partidas. E assim terminou o primeiro tempo.

Na etapa derradeira, o jogo continuou muito fraco. Sem mudanças de ambas as equipes, em especial da Atalanta, que não foi bem com o 4-5-1, mas como havia conseguido o gol, não mudou. Enquanto o Grosseto com o esforçado Sforzini - com o perdão do trocadilho - deu trabalho na medida do possível na primeira metade da partida, não foi mais o mesmo e caiu de rendimento, mas as melhores chances continuaram com o time vermelho.

Aos 11 minutos, após falta cobrada errada da Atalanta, a bola sobrou para Caridi, que do campo defensivo partiu em velocidade e só foi parado com uma trombada duríssima de Capelli, o zagueiro neroazzurro levou o amarelo. Na cobrança de Mora, Delvecchio desviou com o braço a bola na barreira, próximo a linha da grande área. O árbitro marcou nova infração e amarelou o meia da Atalanta. Na nova cobrança, Mora chutou muito forte no ângulo, mas Frezzolini pulou para fazer magnífica intervenção.

A partir daí, depois que o Grosseto esfriou, a partida voltou a ser morna e levada a banho maria pela Atalanta, que parecia satisfeita com o empate, só esperando o resultado do jogo do Siena, e ainda mais depois do gol, a deusa não chegou a esquentar na partida para poder esfriar.

Com 38 minutos do segundo tempo, Consonni recebeu a bola na entrada da área e fez um passe magistral entre os zagueiros da Atalanta, vendo Caridi passando por de trás da zaga, sem impedimento, para o meia chutar cruzado, tirando do goleiro Frezzolini, para empatar a partida. Grosseto 1x1 Atalanta.

O resultado que ainda dava o título a Atalanta, mas um gol do Siena tiraria a conquista de Bérgamo e levava para o estádio Artemio Franchi de Siena, mas quase que instantaneamente em Bérgamo, o Albinoleffe abriu o placar com Grossi, o que dava ainda mais tranquilidade e a certeza de que o final dessa estadia no segundo escalão do futebol italiano teria seu final da melhor maneira possível, com o título.

O Grosseto não estava se despedindo de sua torcida na temporada com derrota para a líder do campeonato e a Atalanta estava garantindo o título com o empate, então as duas equipes tocaram a bola de um lado para o outro até o apito final do árbitro, Palazzino di Ciampino, que decretou o quinto título italiano da Série B para os neroazzurros.

Depois das conquistas de 1939/40, 1958/59, 1983/84 e 2005/06, a Atalanta volta a Série A com muita hombridade e de cabeça em pé, com a visão de futuro de nosso presidente Antonio Percassi, que apesar da queda do time, conseguiu ver que não era a hora de se jogar tudo para o alto e fazer uma limpa no elenco. Manteve jogadores importantes, apostou na mistura de jovens valores com a experiência de outros, além do comando de Stefano Colantuono, que deixou os neroazzurros no meio da primeira temporada depois do acesso que ele conseguiu em Bérgamo na temporada 2005/06, para dirigir o Palermo. Mais uma vez ele é sondado por outros clubes, principalmente a Sampdoria, que jogará a próxima Série B em 2011/12, mas é um nome muito querido por todos os torcedores atalantinos.

Agora é a nossa diretoria trabalhar bem nos bastidores, trazer bons nomes para o time, na medida do possível, manter Colantuono no banco de reservas e honrar esse time e essa cidade tão lindos. O clube tem suas limitações financeiras, e principalmente na primeira temporada de volta a elite se deve ter os pés no chão e ter consciência de que nosso objetivo é manter-se na elite do calcio.

Ciao, Serie B!

Jogadores da Atalanta recebem a taça de campeão da Série B em Bérgamo. Foto: L'Eco di Bergamo

FICHA DO JOGO:


Escalações:

Grosseto: 29 Narciso, 33 Mora, 13 Bruscagin, 38 Federici e 26 Turati; 22 Caridi, 6 Crimi, 10 Consonni (La Rosa) e 11 Giallombardo; 88 Alessandro (Soncin) e 32 Sforzini (Vitello).

Atalanta: 78 Frezzolini, 32 Ferri, 4 Capelli, 24 Troest (Gentili) e 13 Peluso; 11 Madonna (Bonaventura), 40 Delvecchio, 22 Padoin, 23 Pettinari e 27 Doni; 90 Tiribocchi (Bjelanovic).


Gols:

Grosseto: Caridi 38' 2T

Atalanta: Tiribocchi 43'


Cartões amarelo:

Grosseto: Consonni 36' 2T

Atalanta: Capelli 8' 2T e Delvecchio 10'



MELHORES MOMENTOS:


TWITTER
FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário