Atalanta 1x0 Palermo (2ª rodada)


Em seu primeiro jogo em casa na Serie A 2011-12, a Atalanta recebeu o Palermo, em partida válida pela 3ª rodada, mas o 2º jogo na competição. A bergamasca vinha embalada de um empate fora contra o Genoa por 2x2, com direito a dois gols de Moralez, e um futebol muito promissor. Enquanto o Palermo estava mais do que motivado após derrotar a Inter de Milão por 4x2, no finalzinho.

Quem saiu com a iniciativa do jogo foram os donos da casa, como era de se esperar. Com 1 minuto de jogo Schelotto fugiu bem pela direita e foi derrubado nas imediações da lateral destra da grande área. Na cobrança, o levantamento foi feito para o próprio argentino, que testou por cima do gol.

O Palermo foi tentando se recuperar alçando bolas na área neroazzurri, mas sem sucesso, o sistema defensivo, principalmente os zagueiros, funcionaram muito bem a partida inteira. E aos 14 minutos a principal oportunidade, com Acquah, tentando uma finalização de muito longe, mas que passou com perigo sobre o gol defendido por Consigli.

Com 16 minutos de bola rolando Moralez tentou o inesperado. Após passe de Denis, o meia argentino viu o goleiro adversário, Tzorvas, adiantado e tentou o surpreender com um chute do meio campo, mas a bola passou alta demais, mesmo assim assustando ao arqueiro grego.

Mesmo jogando em casa a Atalanta se recuava e chamava o Palermo para o ataque, com jogadores velozes e o esquema 4-4-1-1, com o veloz Moralez armando era um convite aos contra-ataques, melhores armas deste time contra o Genoa. Enquanto o time siciliano não sabia o que fazer com a bola, a Dea tentava levar perigo em jogadas pela lateral com Bonaventura e Schelotto e bolas alçadas a área buscando o tanque Denis.

Stefano Colantuono foi obrigado a mexer no sistema defensivo aos 23 minutos, quando Lucchini sentiu após bolada em uma região bem delicada da anatomia masculina e teve de deixar o campo de maca. Em seu lugar entrou Capelli, com mais tempo de “casa”, formando a dupla de zaga com Manfredini, outro “velho de guerra”, com entrosamento, o que acabou faltando no gol de empate do Genoa na última partida, quando a dupla de zaga acabou batendo cabeça e deixando o caminho livre para o gol adversário.

A equipe rosa tentou uma bola enfiada de Pisano para Hernandez, mas Capelli cortou bem. Sem agilidade com a pelota nos pés, a Atalanta deu a resposta em um de seus contra-golpes fulminantes. Schelotto driblou Balzaretti e passou em velocidade para Denis, que foi atrapalhado por Migliaccio, e finalizou para fora aos 30 minutos.

Aos 34 minutos veio a explosão neroazzurra. Em jogada de velocidade pelo meio, Bonaventura viu muito bem a passagem de Denis por de trás da marcação e deu um passe genial nas costas de Silvestre achando o “tanque” livre. O argentino só tocou na saída de Tzorvas e abriu o placar em Bérgamo. Atalanta 1x0 Palermo.

Ainda no primeiro tempo aconteceu outra substituição por lesão, dessa vez no lado do Palermo. Alvarez sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Zahavi.

A equipe de Devis Mangia continuou sem efetividade no ataque, enquanto a Atalanta, mais ainda, se postava na defesa esperando o contra-ataque, enquanto o adversário se resumiu as tentativas de bolas alçadas na área, sempre com aparição providencial da retaguarda.

Na etapa final o apagado Miccoli sentiu um desconforto muscular e foi substituído por Pinilla aos 7 minutos. Aos 10 uma grande oportunidade com Zahavi em cobrança de falta bem próximo a área. Consigli ficou imóvel, mas a bola passou por cima.

Uma chuva muito forte caia em Bérgamo e o gramado ficou impraticável. O árbitro Andrea de Marco interrompeu o certame com 16 minutos do segundo tempo para esperar a situação melhorar. 20 minutos depois o comandante do jogo veio ao campo junto com os capitães das equipes, enquanto funcionários do estádio faziam furos no relvado para melhor escoar o excesso de água, e a partida reiniciou.

A partida teve de ser interrompida por causa das condições do gramado. Foto: Reprodução/Sky Sport
O Palermo tentava ter o comando das ações, mas o sistema defensivo atalantino era quase impenetrável. Em escanteio cobrado pela esquerda Migliaccio subiu de cabeça e mandou para fora, sendo essa a melhor oportunidade. Chutes de fora da área de Zahavi, Hernandez e Ilicic tinham como destino o corpo dos marcadores ou a linha de fundo e assim terminou a partida.

Enquanto a Atalanta fez o seu jogo, e fica claro que assim tem de jogar, teve 8 finalizações, sendo uma ao gol  que acabou definindo a partida, o Palermo teve 7 oportunidades e nenhuma, repito, nenhuma em direção ao gol.

O próximo desafio para a Atalanta será o Lecce, fora de casa, na quarta-feira (21), às 15:45 (Brasília). Caso consiga o triunfo, a Atalanta poderá superar a pontuação negativa em apenas 3 rodadas, começando para valer o campeonato.


FICHA DO JOGO:

Escalações:
Atalanta: Consigli, Masiello, Lucchini (Capelli), Manfredini e Peluso; Schelotto, Cigarini (Brighi), Padoin, Bonaventura e Moralez (Gabbiadini); Denis. T: S. Colantuono

Palermo: Tzorvas, Pisano, Silvestre, Migliaccio e Balzaretti; Alvarez (Zahavi), Acquah (Della Rocca), Barreto e Ilicic; Hernandez e Miccoli (Pinilla). T: D. Mangia

Gols:
Atalanta: Denis (34')

Palermo:

Cartões amarelos:
Atalanta: Brighi (27' st), Manfredini (38' st), Masiello (40' st) e Consigli (45' st)

Palermo: Acquah (43'), Ilicic (16' st) e Pinilla (40' st)


Árbitro: A. de Marco; Assistentes: Viazzi e Liberti.


Confira o vídeo com os melhores momentos:

0 comentários:

Postar um comentário