Bologna 3x1 Atalanta 9ª rodada

Desilusão atalantina. Foto: Eco di Bergamo
Embalada com apenas uma derrota no campeonato e um empate, que poderia se transformar em vitória diante da Inter no meio de semana se o artilheiro Denis não perdesse um pênalti no final da partida, a Atalanta iria até o estádio Renato Dall’Ara enfrentar o Bologna, que não havia ganho ainda na temporada jogando em seus domínios e buscando se afastar da zona de rebaixamento.
Apesar do bom início do time da terra da lasanha foi a Atalanta quem saiu na frente no placar com mais um gol do tanque argentino German Denis. O avançado emprestado pela Udinese recebeu cruzamento rasteiro pela esquerda, tentou a finalização, mas não foi bem sucedido. Na sobra, ele recuperou, girou em cima da marcação e mandou no canto, sem chances para o goleiro Gillet.
O que parecia se tornar mais uma vitória dos neroazzurros, ainda mais contra uma equipe da parte debaixo da tabela, acabou saindo totalmente dos trilhos em um curto período da partida. A vantagem no placar era mínima, mas parecia perfeitamente viável de se manter ou até mesmo ampliar.
Surpreendendo a todos, Stefano Colantuono sacou um dos destaques do time até agora, outro argentino, Schelotto, supostamente por cansaço pela maratona de jogos neste início de temporada tendo já duas rodadas em meio de semana. Em seu lugar Colantuono promoveu a entrada de Carmona, que pouco fez além de correr. Outra perda significativa para o time foi a saída de Masiello no início da partida com uma lesão muscular, em seu lugar entrou o experiente e eterno ídolo Bellini.


Porém, o sólido sistema defensivo atalantino sofreu uma pane geral entre o término do primeiro tempo e o começo do segundo. Aos 48 da primeira metade Bellini, já sem o tempo de reação que o consagrou na equipe, fez um pênalti infantil em Ramirez. Na cobrança da penalidade o artilheiro Marco Di Vaio não desperdiçou a oportunidade e igualou as coisas.
A mesma coisa aconteceu contra o Lecce (quando abriu o placar, levou o empate e passou a jogar terrivelmente, quase levou a virada, mas conseguiu fazer o segundo e ganhar o jogo), também diante do Novara (quando abriu 2x0, levou um gol aos 45 do segundo tempo e só não sofreu o empate porque o Novara teve um gol incorretamente anulado nos descontos) e contra a Roma (desta vez saindo derrotada depois de sofrer dois gols a Atalanta diminuiu e acabou sofrendo o terceiro posteriormente). O que aconteceu? O time simplesmente parou de jogar após levar um gol. Contra o Bologna não foi diferente, e no início da segunda etapa Ramirez aproveitou um momento de desatenção do sistema defensivo, achou um buraco entre os zagueiros e marcou o gol da virada. Uma consideração: três desses jogos que ocorreram os “apagões” foram fora de casa.
Os bergamascos continuaram sem reação, e mesmo precisando partir para cima em busca do empate, foi o Bologna quem marcou mais uma vez. A essa altura Schelotto já havia entrado em campo, mas pouco poderia fazer diante da desorganização da equipe. Em cobrança de falta levantada para a área Loria, ex-Atalanta, testou firme para ampliar a vantagem para 3x1 e colocar um ponto de exclamação no triunfo bolognesi.
Porém, o revés da Atalanta foi importante para a equipe voltar a sua realidade de brigar, primeiramente, contra o rebaixamento, e pensando nisto, o resultado já seria péssimo pela derrota, mas foi mais ainda por se tratar de um time que provavelmente irá ser um adversário direto contra a Serie B. Não adianta falar da punição e imaginar como seria o campeonato sem ela porque esta é uma realidade e deve ser encarada de frente até o final da temporada. Mas se a dea quer ainda brigar por algo a mais depois de espantar o fantasma do descenso, precisa corrigir erros primários como esses “apagões” que comprometem uma partida inteira.

Na próxima rodada a Atalanta recebe o Cagliari no estádio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo, no domingo (06), e precisa do resultado positivo para manter a cabeça erguida para o restante da disputa. 

FICHA DO JOGO

BOLOGNA (4-3-1-2): Gillet 7; Raggi 6, Portanova 5,5, Loria 6,5, Morleo 6; Perez 5,5 (1' st Pulzetti 6), Mudingayi 6, Kone 6,5, Ramirez 7,5 (31' st Gimenez sv); Di Vaio 6 (21' st Cherubin sv), Acquafresca 5,5.

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli 6; A. Masiello sv (22' pt Bellini 5,5), Capelli 5, Lucchini 5, Peluso 5,5; Bonaventura 5,5 (19' st Tiribocchi 5,5), Carmona 5,5, Cigarini 5,5 (8' st Schelotto 5,5), Padoin 5,5; Moralez 6; Denis 6,5. 

Confira o vídeo com os gols da partida:
Vídeo oferecido por Gols da Rodada

0 comentários:

Postar um comentário