Atalanta 1x0 Cagliari - 10ª rodada

Denis comemora gol da vitória debaixo de chuva. Foto: Atalanta.it
Pela 10ª rodada do Campeonato Italiano, Atalanta e Cagliari duelaram no estádio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo, com o objetivo de se reabilitarem. Enquanto os bergamascos vinham de uma derrota acachapante para o Bologna por 3x1, os sardenhos tiveram um revés de 3x0 para a Lazio.

Nesta temporada o Cagliari é o time que mais empatou sem gols, com três igualdades zeradas em nove partidas até então, mas jogava contra um retrospecto muito positivo da Atalanta em seus domínios e um tabu de 20 anos.

A dea perdeu apenas um jogo dos seus últimos 16 jogando por campeonato no estádio Atleti Azzurri d’Italia com seu mando. Foram 9 vitórias e 6 empates, sendo sua única derrota neste período contra o Empoli por 2x1 no dia 16 de abril, ainda pela Serie B. Já o tabu de duas décadas entre as equipes perdura desde o dia 27 de outubro de 1991, a data da última vitória do Cagliari contra a Atalanta em Bérgamo. Na ocasião o jogo terminou 1x0 com gol de Herrera. Desde então foram disputadas 12 pelejas na cidade lombarda com 9 vitórias neroazzurras e 3 empates.

El Kabir, Astori e Eriksson desfalcaram os rosso-blu, enquanto na Atalanta Brighi, Adriano Ferreira Pinto, Manfredini, Raimondi, Bellini e Tiribocchi estavam fora de ação.

Com a bola rolando o Cagliari tentou dar um susto, mas logo os donos da casa passaram a tomar conta e Denis já mostrava que estava com faminto pelo seu 7º gol no campeonato. O tanque argentino teve quatro ótimas oportunidades de abrir o marcador, porém, todas foram para fora e passaram muito perto do gol de Agazzi.

Outro argentino da Atalanta, Moralez se movimentou bastante, mostrou habilidade e teve uma oportunidade muito boa logo no início com um chute forte de fora da área que não teve a direção do gol após costurar a marcação adversária, mas ainda fica claro que ele não tem estrutura física para agüentar os 90 minutos de um jogo tão pegado e físico como o italiano.

Apesar de momentos sonolentos com momentos em que o Cagliari possuía a posse de bola, o domínio foi atalantino na maior parte da primeira metade de jogo, a partida se mostrou cadenciada e com pouca ofensividade.



Na segunda etapa os neroazzurris vieram em busca do gol logo no início. Masiello acertou um lindo chute de fora da área, quase sem ângulo, na trave assustando o arqueiro rossoblu. Na seqüência foi a vez de Schelotto chutar cruzado, mas a finalização do ítalo-argentino foi fraca.

Mesmo longe de seus domínios o treinador Massimo Ficcadenti colocou o Cagliari para frente, e teve oportunidades para tirar o zero do placar, porém, sem sucesso. Novamente a partida entrou em uma fase de estudos, com toques de lado no meio campo e mais pegado.

Quem conseguiu apagar essa preguiça do jogo foi Denis, que recebeu passe na entrada da área, girou, levou a marcação e tocou com categoria na saída de Agazzi para por a Atalanta em vantagem e explodir o torcedor que lotou o estádio Atleti Azzurri d’Italia mesmo com chuva. Este foi o sétimo gol do goleador, que está agora isolado na vice-liderança da tabela de artilheiros do calcio, apenas um gol atrás de Di Natale, da Udinese.

Os últimos dez minutos foram marcados pelas constantes substituições dos dois treinadores. Stefano Colantuono fez seu time valorizar mais a posse de bola e diminuir o ímpeto do adversário. Nenê ainda tentou alguma coisa para os sardenhos, mas a vitória ficou com a Atalanta.

Com o resultado positivo, os bergamascos saltam para a 11ª posição com 12 pontos ganhos, um ponto apenas atrás do próprio Cagliari e já está 4 pontos distante do primeiro time da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso da Atalanta será no domingo (20/11) fora de casa diante do Siena, na Toscana. Assim como os atalantinos, o Siena é recém promovido da Serie B e faz boa campanha, com 13 pontos e ocupando a 9ª colocação.

SOLIDARIEDADE

Torcida da Atalanta exibe faixa em solidariedade a vítimas das chuvas. Foto: Eco di Bergamo
As fortes chuvas que castigam a Itália e deixaram pelo menos sete mortos em Gênova e um nos arredores de Nápoles, além de deixar alagadas diversas ruas de cidades importantes fez com que as partidas entre Genoa x Inter e Napoli x Juventus fossem canceladas.

Antes de todas as partidas da rodada foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem as vítimas das enchentes. Os torcedores “ultras” da Atalanta que sempre assistem o jogo na curva norte do estádio Atleti Azzurri d’Italia, se uniram e colheram doações para assistências dos desabrigados na região da Ligúria.

Os torcedores também hastearam uma grande faixa em solidariedade aos que foram afetados pelo desastre natural.


FICHA DA PARTIDA

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Masiello, Capelli, Lucchini, Peluso; Schelotto, Cigarini, Carmona, Bonaventura (36'st Pettinari); Moralez (26'st Marilungo); Denis. T: Colantuono.

CAGLIARI (4-3-3): Agazzi; Perico, Canini, Ariaudo, Agostini; Conti, Biondini (43'st Ekdal)., Nainggolan; Cossu (38'st Ibarbo), Nenè, Thiago Ribeiro (41'st Larrivey). T: Ficcadenti.
 

Cartões amarelo: Biondini, Cigarini, Masiello, Conti.

Veja o vídeo com o gol da partida:

Este vídeo é oferecido por Gols da Rodada

0 comentários:

Postar um comentário