Atalanta 1x1 Napoli - 12ª rodada

Comemoração do gol de Denis. Foto: Magni_P/Eco di Bergamo
No sábado (26) a Atalanta teve um importante desafio em Bérgamo diante do Napoli, terceiro colocado da Serie A na última temporada, em partida válida pela 12ª rodada no estádio Atleti Azzurri d'Italia.

Durante a semana o meia atalantino Luca Cigarini, que ainda pertence ao Napoli, disse que contra sua ex-equipe era preciso jogar com bastante intensidade para conseguir um resultado positivo. E foi exatamente o que aconteceu desde o início da partida.

Mesmo com algumas alterações importantes, a principal dela a entrada de Pandev no lugar de Lavezzi poupado para o jogo contra a Juventus na terça-feira, a equipe comandada por Walter Mazzari foi fulminante durante metade do primeiro tempo. Não houve muitas finalizações, mas a correria das equipes deu um ar dramático a peleja.

Cesare Prandelli, técnico da seleção italiana, acompanha a partida. Foto: ANSA/PAOLO MAGNI/Eco di Bergamo
Com o sistema defensivo bem sólido, a Atalanta não perdeu em casa ainda e levou apenas 2 gols em casa. O principal duelo da primeira etapa foi entre Zuniga e Peluso, com o colombiano do Napoli apoiando bastante o ataque com cruzamentos, mas na maioria das vezes Peluso saiu vencedor. Nas poucas bolas alçadas para a área atalantina o goleiro Consigli estava esperto ou então as tentativas não encontraram ninguém dos blues para concluir.

Quando os bergamascos acordaram envoltos ao clima de rivalidade no estádio parecia que o gol seria uma questão de tempo, mas não foi no primeiro tempo para nenhuma das equipes.

Na etapa derradeira os neroazzurris voltaram mais acessos e incisivos. Carmona teve uma grande oportunidade de fazer explodir o torcedor no estádio Atleti Azzurri d'Italia com uma finalização que passou muito próxima ao gol de De Sanctis, que ficou imóvel só espiando a bola passar por pouco para fora.
Foto: Montagem/Atalanta Brasil

A dea continuou bem e teve mais uma boa chance com Padoin, sem sucesso. Pouco depois os napolitanos tentaram reagir com Campagnaro e Fernandez, mas o zero continuava no placar. Absolutamente nulo enquanto esteve em campo, Pandev deu lugar ao titular da posição, o argentino Lavezzi.

Aos 19 minutos Schelotto dividiu na lateral e ganhou, passando a bola para Moralez, que ganhou do primeiro marcador e dividiu com segundo. A bola sobrou para Denis por trás da do seu marcador e ficou livre na cara do goleiro para inaugurar o marcador e comemorar a artilharia isolada do campeonato, retomando o posto após Di Natale ter empatado com o tanque na sexta-feira quando a Udinese derrotou a Roma por 2x0.

Mesmo o Napoli ensaiando uma reação, parecia que os visitantes estavam cansados de tanto correrem no primeiro tempo, mas conseguiram um abafa, prontamente neutralizado pela retaguarda neroazzurra.

Cavani empata faltando 15s para o fim. Foto: Magni/Magni-MCP/Eco di Bergamo
Mas faltando 15 segundos para o final aquele que esteve sumido durante o jogo, o artilheiro Cavani apareceu livre na entrada da pequena área após cruzamento para a área. A bola sobrou para ele que, quase em cima do goleiro Consigli, tocou de leve para desviar para o gol, empatar a partida e calar o estádio inteiro.

Um verdadeiro balde de água fria em todos e mesmo na defesa, muito firme durante todo o jogo. Os zagueiros saíram todos em linha deixando o atacante uruguaio fora de jogo, porém, Bonaventura estava desatendo próximo a lateral dando condições para Cavani.

A desatenção da equipe nos momentos finais pode ser expressa em números e a parte psicológica deve ser bastante trabalhada pelo técnico Stefano Colantuono. Para se ter uma ideia, a Atalanta sofreu 15 gols em 12 rodadas e 9 desses revés (60%) foram nos cinco minutos finais (mais acrescimos) do primeiro e segundo tempos. 

São quatro pontos em sequência perdidos em partidas que pareciam estar no papo para os atalantinos, contra Siena (2x2) e este contra o Napoli (1x1). Caso a Atalanta tivesse ganhado esses pontos hoje estaria com 18 pontos e na 6ª colocação (sem tirar a penalização de -6 pontos), à frente da Roma.

Na próxima rodada a bergamasca vai até Verona enfrentar o Chievo de uma campanha regular e que está a sua frente na tabela.

FICHA DA PARTIDA:


Escalações:

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Masiello, Lucchini, Manfredini, Peluso; Schelotto, Cigarini (40'st Bonaventura), Carmona, Padoin; Moralez (37'st Marilungo); Denis (47'st Gabbiadini). T: Colantuono.

NAPOLI (3-5-2): De Sanctis; Fernandez (24'st Maggio), Cannavaro, Campagnaro; Zuniga, Gargano, Dzemaili (28'st Santana), Dossena, Hamsik; Pandev (16'st Lavezzi), Cavani. T: Mazzarri.




Gols:
Atalanta: Denis 19' pt


Napoli: Cavani 48' st

Cartões amarelo: Dzemaili, Schelotto, Zuniga, Fernandez, Cigarini.

Confira o vídeo com os gols da partida:
Este vídeo foi oferecido por Gols da Rodada

0 comentários:

Postar um comentário