Atalanta x Napoli, a história de uma rivalidade de longa data

Stromberg (esquerda) dá combate em Maradona (centro). Foto: Ilmediano
Neste sábado (26) acontecerá em Bérgamo mais um capítulo da história de 73 anos da rivalidade entre Atalanta e Napoli. A primeira partida entre os dois data do dia 20 de março de 1938, com uma vitória por 1x0 do Napoli. O domínio dos blues continuou e o primeiro ponto dos atalantinos diante do adversário aconteceu somente em 1950, em um empate por 2x2, e a primeira vitória neroazzurra aconteceu em 51 com um contundente 4x2.

Na última rodada do Campeonato Italiano em 1952 o triunfo foi do time napolitano, porém, o presidente da equipe, Achille Lauro, se apaixonou pelo canhão sueco Hasse Jeppson da Atalanta. A admiração de Achille foi tamanha que em algumas semanas depois ele contratou Jeppson pela quantia exorbitante de 105 milhões de libras, acirrando ainda mais a rivalidade. O centroavante sueco havia atuado 27 vezes pela bergamasca e marcado 22 gols, no Napoli Jeppson entrou para a história com 112 jogos e 52 bolas nas redes em 4 anos.

Um ano após a ida de Hasse Jeppsson para o rival, o sueco marcou quatro gols em uma vitória épica dos napolitanos por 6x3 e em 1954 o canhão decidiu o confronto terminado em 1x0, deixando enraivecidos os torcedores neroazzurris. Mas em 1956 acontece a primeira vitória da dea, um convincente 3x0 em Bérgamo.

Nos anos 1960 os azuis voltaram a dominar o confronto com participações decisivas dos brasileiros naturalizados italianos Altafini (Mazzola) e Sormani. A época era difícil com o rebaixamento da Atalanta em 62-63, e após a volta com elencos fragilizados os torcedores de Bérgamo viram os azzurris saírem com a vitória por 4x1 (3 gols de Mazzola) no retorno à Serie A, em 65-66. Em 68 Beppe Savoldi decidiu para a Atalanta uma triunfo pouco antes de se transferir ao Bologna e depois justamente ao Napoli.

Veja também:

O ápice da rivalidade se atinge entre 1986-87 e 1989-90 quando a Atalanta começou a temporada com uma pontuação negativa de nove pontos por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados, acabou sendo rebaixada e na última rodada enfrentou o Napoli, empatando por 2x2, o suficiente para a equipe de um tal de Diego Armando Maradona conquistar seu primeiro scudetto. Para completar, as duas esquadras se enfrentaram no final da Coppa Italia do mesmo ano, com o título ficando com os napolitanos depois de duas vitórias (3x0 e 1x0).

A Atalanta lutava por uma vaga nas competições europeias e Napoli e Milan pelo título em 1989-90, a atmosfera do jogo era tenso e chovia no momento do jogo entre Atalanta x Napoli, em Bérgamo. O brasileiro Alemão foi atingido por uma moeda ou uma pilha e recomendado por Carmando deixa o campo e o jogo é suspenso quando estava 0x0. Nos tribunais esportivos o Napoli conseguiu a vitória por 2x0 e o título, dando início a tumultos e a Itália foi dividida em duas. Os bergamascos juraram ódio eterno ao rival. Desde então o clube da Campania é recebido com muita hostilidade em Bérgamo.

Confira o vídeo desta partida:

Em 1997-98 as duas equipes vão de braços dados para a Serie B, o Napoli com uma pífia campanha com apenas duas vitórias e oito empates em 34 rodadas, terminando com apenas 14 pontos na lanterna isolada. Enquanto a Atalanta, com 32 pontos, ficou a duas posições de escapar do rebaixamento. Atalanta e Napoli voltariam também juntas a divisão de elite italiana em 1999-00. No ano seguinte os napolitanos voltaram ao inferno, enquanto os atalantinos se mantiveram na Serie A até 2002-03.

Já em 2004 o momento do Napoli não é bom, 14º na Serie B e em julho a sétima seção do Tribunal de Nápoles declara a falência do SSC Napoli. Em setembro nasce o Napoli Soccer voltando as competições nacionais na serie C1, em maio de 2006 retoma o antigo nome e no mesmo ano conquista o acesso à Serie A novamente.

No primeiro duelo entre os dois após a volta do time azul celeste à Serie A, a dea aplicou impiedosos 5x1 no estádio Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo.

No último confronto entre os dois, em 09 de maio de 2010, a ex-equipe de Dieguito Maradona saiu com o resultado positivo por 2x0, mesmo placar da partida de ida daquela temporada, em Bérgamo. Nos últimos 6 duelos em Bérgamo foram três vitórias da Atalanta, dois empate e apenas um triunfo do Napoli.

0 comentários:

Postar um comentário