Siena 2x2 Atalanta - 11ª rodada

Denis comemora gol com companheiros. Foto: Paolo Magni/Eco di Bergamo
Siena e Atalanta proporcionaram o duelo do vice contra o campeão, respectivamente, da Serie B da temporada 2010/2011. A partida aconteceu no pequeno e simpático estádio Artemio Franchi, em Siena.

Ambos tinham desfalques importantes e em grande quantidade. Guiseppe Sannino, treinador bianconero, não pôde contar com Acosta, Milanovic, Codrea, Sestu, Angella, Rossi, Troianiello, Farelli e Calaiò, o mais sentido de todos. O atacante italiano, além de ser um líder em campo, têm 5 gols em 9 jogos na temporada. Para piorar para Sannino, o goleiro Brkic sofreu uma lesão de última hora e precisou ser substituído por Pegolo.

Já na Atalanta Brighi, Bellini, Ardemagni, Pettinari, Polito, Caserta e Ferreira Pinto estavam fora de ação por lesão, enquanto Masiello e Cigarini, duas peças fundamentais para Stefano Colantuono, cumpriam suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos.


Durante a semana Colantuono alertou para o jogo coletivo do adversário, ainda mais jogando em seus domínios, porém, seu torcedor não encheu os 15.373 lugares de seu estádio.

Com a bola rolando o Siena começou em cima, fazendo valer o mando de campo e sem medo do time dono de uma das melhores campanhas do Campeonato Italiano. Principalmente no primeiro tempo, os locais estiveram com a iniciativa do jogo o tempo inteiro e levando perigo em cobranças de faltas. Foi quando a estrela do goleiro atalantino Consigli brilhar. O arqueiro fez três ótimas intervenções durante a peleja, começando desde cedo.

Na primeira jogada organizada de ataque, Moralez viu bem a passagem de Denis por de trás da marcação e tocou. O artilheiro argentino tentou driblar o goleiro e acabou cavando o pênalti e o árbitro Daniele Doveri marcou. O próprio tanque Denis cobrou e abriu o placar.

Se com a igualdade os bianconeros estavam pressionando, atrás no marcador o Siena continuou em cima. Diversas oportunidades claras, principalmente com a bola parada, além de deter o controle total da partida, deixando parecer que o empate seria questão de tempo. Para a dea o gol caiu do céu e era tudo o que Colantuono queria com tantos desfalques, e a partir daí defender.

Capelli sente lesão. Foto: Paolo Magni/Eco di Bergamo
Aos 31 minutos ocorreu um lance capital da primeira metade da partida. Capelli vinha se mostrando bem seguro na defesa, mas acabou sentindo uma lesão na perna direita e precisou ser substituído pouco depois por Manfredini, que voltava de contusão e estava um pouco fora de órbita

Quatro minutos após a entrada de Manfredini, o Siena chegou novamente com uma bola alçada na área, o zagueiro atalantino errou o tempo da bola na subida e deixou Larrondo com a faca e o queijo nas mãos, mas preferiu cavar o pênalti aproveitando que o árbitro poderia tentar compensar a primeira penalidade, e foi o que aconteceu. Na cobrança D'agostino deixou tudo igual e dando um pouco mais de justiça ao placar.

Na segunda etapa o Siena continuou melhor, mas não tão intensa como antes do intervalo. Os neroazzurris conseguiram carregar a bola para o campo ofensivo, algo raro, a bola sobrou para Schelotto que não cruzou, deu um passe pelo alto na cabeça de Denis. O argentino, como fez em outras oito oportunidades, não desperdiçou e recolocou a dea em vantagem novamente, se tornando o artilheiro isolado da Serie A com 9 gols. A essa altura, a bergamasca tinha duas finalizações em direção ao gol e 100% de aproveitamento.

Com o resultado a seu favor, Colantuono promoveu a  estreia do jovem Minotti, vindo das categorias de base da Atalanta. Aproveitando-se do cansaço do adversário que esteve no ataque quase que a partida inteira, os atalantinos conseguiram algo raro, tiveram o controle do jogo sem o Siena ameaçar muito.

Quando parecia que a vitória ficaria mesmo com o time de Bérgamo, o que levaria a Atalanta para a 8ª posição, mas uma desatenção aos 42 minutos do segundo tempo deu mais justiça ao marcador e colocou novamente o empate placar. Após escanteio pela direita Consigli deu um soco na bola, Reginaldo finalizou, a parede neroazzurra fez a defesa novamente, mas na volta não teve jeito e Gazzi completou para o gol.

E assim terminou Siena x Atalanta, com um empate por dois gols, que ficou de bom tamanho para as duas agremiações. Para o Siena porque, além de enfrentar um adversário mais qualificado, escapou por muito pouco de não perder em casa. Para Atalanta porque não perdeu fora de casa para uma esquadra que pode ser sua adversária na metade para baixo na tabela, sem contar que o volume de jogo dos toscanos foi imensamente maior.

Denis comemora gol. Paolo Magni/Eco di Bergamo
Nota especial para Denis, que  parece não querer mais parar de fazer gol. Ótimo para a equipe que vai acumulando pontos importantes nesta fase mágica vivida pelo tanque. Outro que merece destaque é Moralez, que apesar de estar ainda fora do padrão italiano pelo seu físico ainda frágil, completou uma partida inteira, está certo que as opções no banco não eram as melhores, mas já é uma evolução. E certamente quem não pode passar em branco é o goleiro Consigli, que só não fez chover em Siena. Muito inspirado, fez três milagres e salvou o time de uma derrota que parecia inevitável pelo que os donos da casa jogavam.

Agora o desafio da Atalanta será contra o Napoli, em casa, no sábado (26/11), às 17hs45. Jogo muito complicado, mas que certamente o time terá de fazer valer o mando de campo e o fato dos napolitanos estarem vindo de uma rodada de meio de semana pela Champions League.


FICHA DA PARTIDA:

Escalações:
SIENA (4-4-2): Pegolo;
Vitiello, Rossettini, Terzi, Del Grosso (34'st Angelo); Mannini, D'Agostino, Gazzi, Brienza; Larrondo, Destro. T: Sannino.

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Raimondi, Lucchini, Capelli (41'pt Manfredini), Peluso; Schelotto, Carmona, Padoin, Bonaventura (21'st Minotti); Moralez; Denis. T: Colantuono.

Cartões amarelos: D'Agostino, Lucchini, Destro, Peluso, Rossettini.

Confira o vídeo com os gols da partida:

Vídeo oferecido por Gols da Rodada

0 comentários:

Postar um comentário