Atalanta 0x2 Juventus (19ª rodada)

Moralez lamenta gol sofrido. Foto:Magni/Magni-MCP/Eco di Bergamo
No encerramento do primeiro turno a Atalanta recebeu a líder e invicta Juventus no estádio Atleti Azzurri d'Italia, aonde havia perdido apenas para o Milan no primeiro turno. A tarefa seria muito complicada, mas o treinador neroazzurro, Stefano Colantuono, promoveu algumas alterações importantes.

Totalmente rendida nas derrotas para Milan e Lazio, a Atalanta entrou em campo com uma formação mais "clássica" que consagrou a equipe durante o primeiro turno. O 4-4-1-1 com Moralez fazendo a ligação em velocidade entre o meio campo e Denis no ataque voltou a ser utilizado recolocando o lento Marilungo no banco de reservas.

O resultado da alteração foi visível. Claro que a Juventus dominou o jogo desde o início, mas em contra ataques velozes puxados por Schelotto, Moralez e Bonaventura, por exemplo, a Atalanta levou perigo ao gol de Buffon, conseguindo finalizar a gol, coisa que não conseguiu fazer nas rodadas anteriores. Além de ter mais velocidade no meio campo, a qualidade de Moralez em comparação a Marilungo é muito maior. Mesmo sofrendo uma pressão intensa a bergamasca resistiu bravamente com o goleiro Consigli se destacando. Em certo momento não permitia a Juve se abrir tanto para o jogo por causa do risco de contra ataque.

Na segunda etapa a Atalanta resistiu até os nove minutos, quando Pirlo tirou um coelho da cartola dando um passe magistral nas costas da marcação de Bonaventura para Lichtsteiner testar para o gol sem tempo para uma reação de intervenção de Consigli.

Precisando buscar o resultado, Colantuono promoveu a entrada de Marilungo na vaga de Bonaventura. Sem presença ofensiva e com menos um homem no meio campo a dea voltou ao dilema dos últimos jogos: coloca mais um homem de ataque no lugar de um centrocampista para teoricamente ser mais ofensivo, mas o resultado é uma equipe vulnerável no meio campo, sem contra ataques e facilmente refém do adversário.
Foi o que exatamente aconteceu, até que com 10 minutos para o fim o garoto Marrone deu um grande passa por elevação para Giaccherini marcar um bonito gol e beijar a viúva atalantina.

Com este jogo acaba a série tenebrosa de jogos contra Milan, Lazio e Juventus. Pior é saber que essa será a sequência nas três últimas rodadas da Serie A e com Milan e Juventus fora de casa. Mas apesar da derrota parece que Colantuono percebeu o erro que cometeu e a partir de agora contra as equipes mais abaixo da tabela precisa voltar a uma boa fase. Na próxima rodada o adversário será o frágil Cesena fora de casa que levou 14 gols nas últimas quatro rodadas, incluindo quatro da Atalanta.

A Juventus mostrou porque é líder e invicta, um time muito forte e que tem tudo para, se não conquistar o título, chegar até as últimas rodadas do campeonato lutando por mais um scudetto com o comando de Antonio Conte, ex-treinador da Atalanta na campanha do rebaixamento em 2009-10.

FICHA DA PARTIDA

Escalações:

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Raimondi, Ferri, Manfredini, Peluso; Schelotto (32' st Ferreira Pinto), Cigarini, Padoin, Bonaventura (17' st Marilungo); Moralez (38' st Gabbiadini), Denis.

JUVENTUS (4-3-3): Buffon; Lichtsteiner, Barzagli, Chiellini, De Ceglie; Vidal, Pirlo, Marchisio (1' st Giaccherini); Pepe (24' st Marrone), Matri, Vucinic (41' st Bonucci).

Cartões amarelo

ATALANTA: Raimondi e Marilungo

JUVENTUS: Lichtsteiner

Confira os melhores momentos da partida no vídeo da AB TV:


0 comentários:

Postar um comentário