Lazio 2x0 Atalanta (18ª rodada)

Schelotto desiludido enquanto jogadores da Lazio comemoram. Foto: MATTEO CIAMBELLI / FOTOPRESS/Eco di Bergamo
Neste domingo (15) a Atalanta foi até Roma enfrentar a Lazio pela 18ª rodada do Campeonato Italiano. Neste mesmo estádio os bergamascos conheceram sua primeira derrota na Serie A desta temporada contra a Roma, por 3x1, no dia 1º de outubro.

Mais uma vez Stefano Colantuono apostou na mudança no esquema da Atalanta com o centroavante Marilungo se aproximando de Denis como um meia armador no lugar de Moralez. A estratégia deu certo contra o Cesena, um dos três últimos colocados, quando a equipe goleou por 4x1. 

No duelo diante do Milan o sistema não deu certo, e ao contrário, atrapalhou ainda mais os atalantinos em sua principal característica que é sair em velocidade. Na segunda etapa Colantuono promoveu a entrada de Tiribocchi deixando o time com três atacantes na tentativa de conseguir o empate quando ainda estava 1x0 para os atuais campeões italianos, mas só piorou ainda a situação. Com jogadores de velocidade no meio, a Atalanta perdeu ainda mais a bola no meio campo, aonde não conseguiu parar para armar alguma jogada até levar o segundo gol.

Um jogo não foi suficiente para o comandante dos neroazzuri perceber, e mais uma vez começou com Marilungo como titular e Moralez no banco de reservas. O resultado foi o mesmo de sempre, uma total inoperância do ataque bergamasco que sequer ameaçou efetivamente o gol do goleiro Marchetti. Chegou a ser constrangedor ver o pobre Marilungo totalmente desajeitado caindo pelas pontas e vindo tentar buscar o jogo. Porém, a Lazio pouco ameaçava e a partida se arrastou sonolenta e bem igual com nenhuma finalização (nem para fora) dos adversários.

Atalantinos argumentam com Rocchi por causa de simulação. Foto: MATTEO CIAMBELLI / FOTOPRESS/Eco di Bergamo
Porém, aos 19 minutos Masiello resolveu quebrar esta monotonicidade parando abruptamente Radu pela esquerda. O jogador azul celeste corria paralelamente a linha de fundo e cortou para fora em uma jogada que provavelmente não resultaria em nada demais, mas o zagueiro não pensou assim, colocou a perna na frente e derrubou o adversário dentro da área. Na cobrança o brasileiro Hernanes não deu chances para Consigli abrindo o placar.

Mesmo em desvantagem no marcador os atalantinos continuaram esbarrando na falta de um jogador para levar a bola até o ataque com qualidade e sequer chegou perto de conseguir devolver a igualdade para o placar.

Moralez entrou na segunda etapa no lugar de outro inoperante, o meia chileno Carmona, adiantando Marilungo para jogar em sua especialidade, no ataque ao lado de Denis. Entretanto, a experiência durou pouco tempo. Aos 7 minutos do segundo tempo Rocchi partiu em velocidade para o ataque e ao perceber a aproximação da marcação de Lucchini se jogou. O árbitro Luca Banti não só marcou a falta como deu o segundo cartão amarelo ao defensor da Atalanta e o expulsou.

Para recompor o sistema defensivo Colantuono promoveu a entrada de Bellini no lugar de Marilungo e posteriormente Tiribocchi no posto de Masiello. O resultado de tudo isso foi nada, novamente. A apatia tomou conta dos jogadores da Atalanta que pareciam satisfeitos em perder de apenas 1x0, embora a Lazio com mais posse de bola não incomodasse tanto assim. Schelotto tentou se esforçar, mas sozinho não conseguiu fazer muita coisa. Denis não pode fazer nada até porque a bola pouco chegou para ele.
Com os neroazzurri já anestesiados e sem ação ofensiva, Klose aproveitou o erro defensivo, girou na marcação e chutou forte no canto do goleiro Consigli para fechar a tampa do caixão. A Lazio no pouco que se aventurou, ou melhor, no pouco que precisou se aventurar no ataque foi mais perigoso e venceu, embora o empate fosse o resultado mais justo em um jogo muito fraco no geral.

Na próxima rodada a Atalanta tem "apenas" a invicta Juventus pela frente no estádio Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo. A tarefa vai ser muito difícil, mas Colantuono já deu mostras que deve fazer alterações na equipe afim de evitar a passividade demonstrada nos últimos jogos.

FICHA DA PARTIDA

Escalações

LAZIO: (4-3-1-2): 22 Marchetti; 78 Zauri, 20 Biava, 3 Dias(41' pt Diakitè), 26 Radu; 15 Gonzalez, 24 Ledesma, 19 Lulic; 8 Hernanes( 40 ' pt Matuzalem), 9 Rocchi( 88' Del Nero), 25 Klose.

ATALANTA (4-4-1-1): 1 Consigli; 25 Masiello(76' Tiribocchi), 3 Lucchini, 32 Ferri, 13 Peluso; 7 Schelotto, 21 Cigarini, 17 Carmona(46' Moralez), 22 Padoin; 89 Marilungo(53' Bellini), 19 Denis. 

Cartões amarelo

LAZIO: Dias e Diakite

ATALANTA: Lucchini (2), Carmona

Cartão vermelho

ATALANTA: Lucchini

Confira os gols e melhores momentos da partida no vídeo da AB TV:


0 comentários:

Postar um comentário