Atalanta 0-1 Lazio (1ª rodada)




Na estreia na Serie A 2012-13, a Atalanta recebeu a Lazio no Estádio Atleti Azzurri d’Italia, que não recebeu o público esperado. O objetivo era começar a temporada da melhor forma possível, pelo menos não perdendo, mas um adversário forte logo na primeira rodada frustrou os atalantinos.

O treinador Stefano Colantuono não abdicou de seu tradicional esquema tático 4-4-1-1, com Moralez teoricamente fazendo a armação no meio para o centroavante Denis fazer os gols. Novidades para a temporada, o lateral esquerdo Brivio e o volante Biondini ganharam lugar no time titular, mas tiveram atuações discreta.

Colantuono apostou em uma pressão inicial muito forte, com bolas levantadas na área e jogadas pela esquerda com Bonaventura e principalmente com Maxi Moralez. A estratégia esteve muito próxima de dar certo, porém, o goleiro Marchetti estava em um dia inspirado e não permitiu com que os neroazzurri chegassem ao gol.

Passada a empolgação inicial, a Lazio conseguiu equilibrar mais a posse de bola, e, aproveitando momentos de mau posicionamento da retaguarda atalantina, Stefano Mauri começou a aparecer. Até que aos 17 minutos o capitão biancocelesti recebeu livre na esquerda, invadiu a área e mandou uma bola cruzada a meia altura para o brasileiro Hernanes apenas completar para o gol vazio.

A partir de então, os visitantes tentariam cozinhar o jogo, mas mesmo assim Moralez, Bonaventura e Brivio voltavam a aparecer pela esquerda. Só que o problema estava justamente aí, na inteira dependência do flanco canhoto, enquanto Schelotto e Peluso pouco receberam a bola pela direita. Aliás, Peluso teve de ficar mais preso a defesa para cobrir Brivio do outro lado, que demorava para voltar, deixando o sistema defensivo deficiente. O lateral esquerdo não era cotado para ser titular, mas foi a opção de Colantuono

No segundo tempo nem o lado esquerdo funcionou mais. O setor de criação da equipe simplesmente deixou de funcionar, talvez cansado pelo início fulminante. Na primeira etapa uma jogada que deixava preocupado era a insistência em lançar a bola diretamente do meio campo para frente, pois poderia facilmente ser manjada e marcada pelo adversário. Foi exatamente o que aconteceu, e nada deu certo para os bergamascos nos últimos 45 minutos.

Sem opção, o comandante atalantino promoveu as estreias dos atacantes Troisi e Parra, mas não conseguiu fazer com que sua equipe chegasse ao ataque, tão pouco colocar a bola na área e a derrota não pôde ser evitada.


FICHA DO JOGO
 
Estádio: Atleti Azzurri d'Italia
Cidade: Bérgamo (Lombardia)
Árbitro: Andra Gervasoni (37 anos, Mântua)

Escalações

ATALANTA: Consigli, Lucchini, Bellini, Peluso e Brivio; Biondini (Cazzola), Schelotto (Troisi) e Bonaventura (Parra); Moralez; Denis. Treinador: Stefano Colantuono

LAZIO: Marchetti, Biava, Konko, André Dias e Lulic; Candreva (Scaloni), Gonzalez (Cana), Ledesma, Hernanes e Mauri (Onazi); Klose. Técnico: Vladimir Petkovic


Gol

LAZIO: Hernanes 17'


Cartões amarelos

ATALANTA: Lucchini

LAZIO: Lulic, Mauri, Klose e Cana


Confira o vídeo com os melhores momentos da partida:

0 comentários:

Postar um comentário