Cagliari 1-1 Atalanta (2ª rodada)

EMPATE NÃO FOI RUIM, MAS PODERIA TER SIDO MELHOR

German Denis marca seu primeiro gol na temporada. Foto: Montagem-Atalanta Brasil/ANSA/Magni-MCP
Tentando se recuperar da derrota para a Lazio na primeira rodada, a Atalanta foi até a cidade de Quartu Sant’Elena, na Sardenha, para enfrentar o Cagliari no Estádio Is Arena. Jogando fora de casa, contra um adversário difícil e ainda por cima tendo um jogador a menos, o empate não é um mau resultado, mas poderia ter sido melhor se não fosse uma desatenção da defesa nos momentos finais.

O primeiro tempo tinha tudo para ser trágico para a Atalanta. Ezequiel Schelotto, um dos grandes nomes da última temporada, sentiu uma lesão na coxa direita logo aos 18 minutos e precisou ser substituído por Raimondi, que naturalmente não tem as mesmas características ofensivas do galgo.

Além da saída do argentino, duas penalidades cometidas por Manfredini e Peluso poderiam tornar a situação ainda mais complicada para os neroazzurri. Na primeira, Manfredini tentou travar o adversário com um carrinho próximo da meia lua, mas seu braço esticado, ainda dentro da área, acabou resvalando na bola. Na segunda, o colombiano Victor Ibarbo partiu em velocidade para dentro da área e quando sentiu a aproximação do lateral esquerdo atalantino forçou a queda. Além de marcar a penalidade máxima, o árbitro Sebastiano Peruzzo expulsou o jogador convocado para a seleção italiana. Em ambos os pênaltis o heroi foi o mesmo: Andrea Consigli. O goleiro pegou as cobranças de Larrivey e Conti, segurando o empate sem gols.

Sem dois de seus principais jogadores pelos lados do campo, a bergamasca teve de torcer para o primeiro tempo terminar o tanto quanto antes. Não que o Cagliari incomodasse tanto assim, mas sem conseguir segurar a bola no meio, os jogadores atalantinos viram o Cagliari com amplo domínio de posse de bola e chegando aos arredores da área com facilidade, embora adentra lá fosse uma tarefa árdua para os sardenhos.

Na segunda etapa, Stefano Colantuono conseguiu acertar mais sua equipe, que passou a jogar com tranquilidade, levando perigo ao gol adversário quando possível, sem se afobar e com o sistema defensivo bastante sólido. A entrada de Stendardo no lugar de Bonaventura mudou taticamente, liberando Raimondi para o meio campo. A estratégia deu certo, e Denis conseguiu encontrar o gol em um lance de bola parada levantada na área, aproveitando a falha de marcação da defesa rossoblu.

O resultado estava saindo melhor do que se imaginava, já que o objetivo passara a ser a manutenção do empate. O treinador do Cagliari, Massimo Ficcadenti, já obrigado a buscar o resultado positivo com um jogador a mais, colocou em campo seus principais jogadores ofensivos que estavam no banco. Então, aos 46 minutos do segundo tempo, Ekdal, que iniciou a partida como reserva, aproveitou uma distração na marcação da Atalanta e empatou o jogo após bola alçada na área.

A nota preocupante da peleja ficou por conta do heroi Andrea Consigli. O goleiro se chocou de cabeça no joelho de Stendardo e teve de sair de campo imobilizado. Posteriormente nada demais foi constatado em Consigli, que foi muito bem substituído por Ciro Polito. Em sua primeira intervenção, o arqueiro de 33 anos parou uma finalização de Nainggolan à queima roupa.

FICHA DO JOGO

Estádio: Is Arena
Cidade: Quartu Sant'Elena
Árbitro: Sebastiano Peruzzo (32 anos - Vicenza)
Escalações
CAGLIARI (4-3-3): Agazzi, Astori, Pisano, Rossentini e Perico (Cossu); Nainggolan (Ekdal), Conti e Dessena; Larrivey, Thiago Ribeiro (Nenê) e Ibarbo. Técnico: Massimo Ficcadenti.

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli (Polito), Lucchini, Manfredini, Bellini e Peluso; Schelotto (Raimondi), Biondini, Cigarini e Bonaventura (Stendardo); Moralez; Denis. Técnico: Stefano Colantuono

Gols
CAGLIARI: Ekdal 90'+1'

ATALANTA: Denis 81'

Cartões amarelos

CAGLIARI: Nainggolan, Conti e Cossu

ATALATA: Peluso (2), Denis e Stendardo

Cartão vermelho

ATALANTA: Peluso

Confira os melhores momentos desta partida:

0 comentários:

Postar um comentário