SERIE A: CHIEVO 0-1 ATALANTA (7ª RODADA)

Foto: Magni
A Atalanta foi até Verona, no sábado (05/10), e bateu o Chievo pelo placar mínimo, emplacando a segunda vitória seguida na Serie A. O gol solitário de Maxi Moralez também garantiu a quebra de um tabu: esse foi o primeiro triunfo atalantino fora de casa contra os “clivensi”.

ANTECEDENTES

O técnico Stefano Colantuono repetiu a formação tática que deu ótimos resultados contra a Udinese, na última rodada. A única alteração no 4-4-1-1 foi feita na lateral esquerda, com Brivio ganhando o lugar de Del Grosso, lesionado. 

Lucchini parece ter ganhado a confiança do treinador e, mesmo com a recuperação de Yepes, segue muito seguro ao lado de Stendardo na defesa. No meio, Moralez foi mantido na armação, enquanto Bonaventura ficou na esquerda.


O JOGO

A partida começou com poucas chances efetivas de gol, mas bastante movimentada. O Chievo, dono da casa, tomou a iniciativa do jogo, mas não conseguiu entrar na área para finalizar, em um primeiro momento. A equipe gialloblù ficou refém dos cruzamentos e, principalmente, dos lances de genialidade de Paloschi. Neste instante, a Atalanta conseguiu sair em contra-ataques perigosos em velocidade. Em um destes lances, mais precisamente na primeira finalização, os neroazzurri abriram o placar. O bom entrosamento da equipe bergamasca permitiu troca de passes rápidos, até lançamento para Raimondi, na área, escorar e encontrar Moralez com liberdade para marcar um bonito gol de voleio.

A partir de então, Colantuono tomou uma decisão arriscada: a de segurar o resultado se defendendo a qualquer custo. O Chievo cresceu no jogo e, além de Paloschi, Thereau começou a aparecer para levar perigo.

Na segunda etapa, a Atalanta continuou retraída, se defendendo em bloco dentro de sua própria área. Uma decisão que não se mostrou boa contra o Cagliari, na primeira rodada, e contra o Parma, na quinta rodada. Nesses dois jogos, Colantuono utilizou a mesma técnica e facilitou a vida dos adversários. Fechada dentro de sua defensiva, a Atalanta permite espaços para criação de jogadas pelo meio e pelas laterais, com cruzamentos. A pressão aumenta e o outro time tem mais chances de marcar um gol.

Mesmo assim, a Dea teve um ótimo instante no início do segundo tempo, com três finalizações seguidas de Raimondi, Moralez e Cigarini, salvas pelo goleiro Puggioni. No mais, o Chievo foi dono do jogo, sempre muito mais perigoso. Se não fosse por Consigli, atento na meta atalantina, e pela falta de pontaria dos jogadores da “squadra della diga”, o resultado poderia ser outro. Destaque para uma intervenção milagrosa de Consigli, parando uma cabeçada de Pellissier que iria no ângulo, já nos minutos finais.


O CAMPEONATO

Com o 1 a 0, a Atalanta chega aos nove pontos no campeonato, emenda a segunda vitória em sequência e, melhor ainda, sem levar gols. Na próxima rodada, o adversário será a Lazio, em Bérgamo. O duelo acontece no dia 20 de outubro, já que no próximo final de semana é Data FIFA.

O Chievo perdeu o terceiro jogo seguido e continua com apenas quatro pontos nos primeiros 21 disputados, flertando com a zona de rebaixamento. Os comandados de Giuseppe Sannino possuem o terceiro pior ataque da competição, com cinco gols marcados, ficando atrás somente dos lanternas Sassuolo e Sampdoria. Os clivensi terão pela frente o Genoa, adversário direto na luta pela permanência na Serie A.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Marcantonio Bentegodi
Cidade: Verona, Veneto
Árbitro: Daniele Doveri
Gol: 16’ Moralez (ATA)

ESCALAÇÕES

CHIEVO VERONA (4-4-2): Puggioni; Sarno, Bernardini (74' Cesar), Claiton, Dramé; Estigarribia (64' Hetemaj), Bentivoglio, Rigoni L., Improta (58' Pellissier); Thereau, Paloschi. Técnico: G. Sannino

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Bellini, Stendardo, Lucchini, Brivio (86' Yepes); Raimondi, Cigarini, Carmona, Bonaventura (82' Brienza); Moralez (74' Baselli); Denis. Técnico: S. Colantuono

0 comentários:

Postar um comentário