SERIE A: SAMPDORIA 1-0 ATALANTA (9ª RODADA)

Foto: Magni
Na abertura da nona rodada da Serie A, a Atalanta foi até Gênova enfrentar a Sampdoria, que ainda não havia vencido em casa. Porém, mesmo sem muita inspiração, a Samp acabou ganhando pelo placar mínimo, gol contra de Cigarini. Esse foi o segundo triunfo seguido dos blucerchiati, se distanciando da zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, quebrando a série de três vitórias em sequência da Atalanta.

OS JOGADORES

O técnico Stefano Colantuono repetiu o esquema 4-4-1-1 que vinha dando certo nas últimas rodadas, porém, com duas alterações. Lesionados, Lucchini e Bonaventura ficaram de fora e fizeram muita falta. No lugar de Lucchini, na defesa, o colombiano Mario Yepes foi o titular. Sempre muito lento na recuperação, o experiente atleta de 37 anos foi batido facilmente em lances de velocidade. Na vaga de Bonaventura, o treinador neroazzurro fez a estranha escolha por Franco Brienza. O volante foi escalado na ala direita do meio campo, no lugar de Raimondi, que foi improvisado no lado esquerdo. Sempre que foi acionado, Brienza foi inútil. Não se apresentou para o jogo, não marcou bem, não atacou bem e sumiu na maior parte do tempo que esteve em campo, além de ter errado muitos passes.

Ainda no primeiro tempo, o capitão Bellini sentiu uma lesão muscular e deixou o campo para a entrada do jovem Nica. O inexperiente romeno acabou sendo expulso no segundo tempo e complicando ainda mais a situação da Atalanta.

O JOGO

A Atalanta sentiu falta de Bonaventura, e Moralez ficou sobrecarregado na armação. Os neroazzurri exploraram pouco as laterais, com exceção de Raimondi no primeiro tempo, pela esquerda.

Um dos fatores que contribuíram para a vitória atalantina sobre a Lazio, na rodada oito, foi justamente o apoio pelos lados do campo e a velocidade de movimentação de todos os jogadores do meio campo e ataque. Fora de casa, Colantuono esperava uma Sampdoria mais incisiva e que tomasse a iniciativa do jogo, deixando espaço para o contra-ataque. Porém, na prática, o que aconteceu foi o contrário. Pressionada pelo péssimo início de temporada e por, até então não ter ganhado ainda no Estádio Luigi Ferraris, o time genovês teve sérias dificuldades para ter o controle da bola. 

De repente, a Atalanta se viu com mais posse e a bola nos pés para ter a iniciativa de jogo. No entanto, a equipe não estava preparada para essa situação e cozinhou a partida em boa parte dos primeiros 45 minutos. Mesmo assim, os atalantinos tiveram algumas boas oportunidades de abrir o placar, mas sem sucesso.

No segundo tempo, o técnio Delio Rossi colocou Gentsoglou no lugar de Palombo, inexistente até então. A Sampdoria voltou mais disposta e teve três chances claras de gol nos dez primeiros minutos. O goleiro Consigli apareceu muito bem, novamente. Mas aos 12 minutos, não teve jeito. Escanteio cobrado da esquerda, Mustafi cabeceou, Cigarini tentou tirar com o braço e marcou contra. Em um primeiro momento, o árbitro Massimiliano Irrati anulou a jogada, assinalou pênalti e expulsou Cigarini. No entanto, Irrati voltou atrás, concedeu o gol e retirou o cartão vermelho, depois de consultar o árbitro auxiliar.

Somente depois de levar o gol foi que Colantuono resolveu mudar o time. Porém, as alterações pouco mudaram o cenário, já que com a expulsão de Nica, por falta dura em Eder, a situação ficou muito mais difícil. A Atalanta seguiu sem movimentação e sem ação ofensiva. Apenas Denis, dentro de suas limitações, tentou sair de sua posição para ajudar o time. 

No meio de semana, a Atalanta volta a campo para a disputa da 10ª rodada da Serie A. O adversário da vez será a Inter de Milão, em Bérgamo. A partida será na terça-feira, às 17h45 (Brasília).


FICHA TÉCNICA

Estádio: Luigi Ferraris
Cidade: Gênova, Liguria
Árbitro: Massimiliano Irrati
Gol: 57' Cigarini - gol contra (SAM)
Cartões amarelos: Eder (SAM), Gastaldello (SAM), Cigarini (ATA), Yepes (ATA), Costa (SAM)
Cartão vermelho: Nica (ATA)


ESCALAÇÕES

SAMPDORIA (3-4-1-2): Da Costa; Mustafi, Gastaldello, Costa; De Silvestri, Palombo (46' Gentsoglou), Obiang, Regini; Bjarnason; Eder (78' Soriano), Gabbiadini (83' Pozzi). TÉCNICO: Delio Rossi

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Bellini (23' Nica), Stendardo, Yepes, Del Grosso; Raimondi, Cigarini, Carmona, Brienza (59' Livaja); Moralez (83' De Luca); Denis. TÉCNICO: Stefano Colantuono

0 comentários:

Postar um comentário