SERIE A: LIVORNO 1-0 ATALANTA (11ª RODADA)

Foto: Magni
A Atalanta foi até a Toscana encarar o Livorno, pela 11ª rodada da Serie A, mas acabou sendo derrotada. O gol solitário do brasileiro Paulinho foi o suficiente para impor a terceira partida seguida sem vitória aos atalantinos, a sétima nos últimos oito jogos como visitante. O técnico Stefano Colantuono teve vários desfalques, porém, na tentativa de montar a equipe, descaracterizou totalmente o padrão do time, que jogou muito mal e foi facilmente batido.

Colantuono teve sérias dificuldades para montar o sistema defensivo, principalmente. Com Bellini, Lucchini e Yepes lesionados e Stendardo suspenso, o treinador foi a campo com o mesmo 3-4-1-2 que enfrentou a Inter, no meio de semana, mas com postura completamente diferente.

Além de Canini, único zagueiro de ofício que restou no elenco, a defesa foi composta pelo veterano lateral direito Scaloni e o volante Giulio Migliaccio, improvisados. Apesar da posição fixa atrás, Migliaccio foi um homem que se lançou ao ataque, forçando o recuo de Luca Cigarini para recompor a zaga. No entanto, além de não ter dado certo, essa movimentação tirou a qualidade do passe de Cigarini na armação das jogadas, empobrecendo o setor de frente.

No meio campo, as jogadas pelas laterais com Del Grosso e Raimondi não surtiram efeito. Pelo meio, Moralez ficou sobrecarregado, sendo o único responsável pela criação. Sem ajuda de um companheiro mais qualificado, o argentino ficou preso na dura marcação do Livorno e não conseguiu repetir suas últimas boas atuações.

Tentando resolver o problema de poucos gols da Dea, Colantuono escalou novamente dois atacantes. Entretanto, com o problema de criatividade, a bola não chegou a Denis e Livaja. A dupla, que costuma se movimentar bastante, junto com o restante da equipe, seguiu o ritmo do jogo ficou muito parada, esperando demais.

Em resumo, faltou movimentação em todos os setores do campo. Com a defesa improvisada, o Livorno não teve dificuldade para abrir o placar. Paulinho encontrou um imenso buraco na retaguarda neroazzurra, recebeu grande passe de Greco, do meio campo, e bateu cruzado para vencer Consigli. Falha na marcação de Canini, que só acompanhou o adversário.

A partir do gol sofrido, a Atalanta continuou jogando como antes: sem criatividade, sem velocidade e sem vontade. É impressionante como o time bergamasco muda completamente sua forma de jogar quando é o visitante. Colantuono envolve os jogadores com um respeito exagerado pelo adversário, como se fosse proibido tomar a iniciativa e ter velocidade. Os atletas são basicamente os mesmos, mas essa mudança tão grande de mentalidade pode ser colocada na conta do treinador. O resultado é que, dos últimos oito jogos longe de Bérgamo, a Atalanta ganhou apenas um e perdeu sete, aproveitamento de 12,5% de pontos ganhos nesse período.

Não que o Livorno tenha jogado muito, mas foi o suficiente para vencer. E merecidamente. Aliás, esse foi o primeiro triunfo dos livornesi em sete rodadas. Além do time grená, a Atalanta já ressuscitou a Sampdoria nesse campeonato. A única vitória da Samp em casa, até o momento, em seis partidas, foi contra a Atalanta.

É claro que a expulsão de Carmona, aos 34 minutos do primeiro tempo, conta bastante para a derrota. Mas mesmo antes do chileno receber o segundo cartão amarelo, a Atalanta não deu sinais de recuperação. Aliás, Carmona foi ingênuo ao dar um carrinho em Mbaye sabendo que já tinha um amarelo, porém, não acertou o jogador do Livorno. Por tanto, um exagero por parte do árbitro Carmine Russo. O próprio Mbaye admitiu, em entrevista no intervalo, que valorizou a falta porque sabia que Carmona estava pendurado.

Com o resultado, o Livorno manteve o retrospecto amplamente positivo no Estádio Armando Picchi. Ao todo, foram 12 jogos na Toscana, com seis vitórias do Livorno, cinco empates e apenas uma vitória atalantina.

Na próxima rodada, a Atalanta recebe o Bologna, com a obrigação de se recuperar para não transformar o mau momento em crise. Já o Livorno encara a Inter, em Milão.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Armando Picchi
Cidade: Livorno, Toscana
Árbitro: Carmine Russo
Gol: 10' Paulinho (LIV)
Cartões amarelos: Carmona (ATA), Greco (LIV), Coda (LIV), Moralez (ATA), Cigarini (ATA), Rinaudo (LIV), Duncan (LIV), Raimondi (ATA)
Cartão vermelho: Carmona (ATA)


ESCALAÇÕES

LIVORNO (3-5-2): Bardi; Coda, Rinaudo, Ceccarini; Gemiti (60' Piccini), Luci, Emerson, Greco (78' Duncan), Mbaye; Paulinho, Siligardi (70' Emeghara). TÉCNICO: Davide Nicola.

ATALANTA (3-4-1-2): Consigli; Scaloni, Migliaccio, Canini; Raimondi, Cigarini, Carmona, Del Grosso (62' De Luca); Moralez (85' Marilungo); Livaja (38' Baselli), Denis. TÉCNICO: Stefano Colantuono

0 comentários:

Postar um comentário