SERIE A: ATALANTA 1-1 ROMA (14ª RODADA)

Roma consegue empate nos acréscimos. Foto: Magni

A Atalanta recebeu a Roma no domingo (01/12) e ficou no 1 a 1. O empate que não foi um resultado ruim, mas ficou com gostinho de derrota. Brivio abriu o placar para os atalantinos e Strootman, no finalzinho, deixou tudo igual.

Mais uma vez com muitos desfalques, o técnico Stefano Colantuono precisou improvisar para montar os 11 titulares. Bellini, Stendardo, Yepes, Raimondi e De Luca ficaram de fora por contusão. Por outro lado, Lucchini, voltando de lesão, foi opção no banco.

Colantuono vem escalando a Atalanta com dois atacantes, porém, com problemas na defesa e contra um adversário mais qualificado, preferiu o esquema 4-4-1-1. O volante Cazzola foi improvisado como zagueiro. No meio, a opção foi por uma segunda linha “dura”, com Carmona, Cigarini, Brienza e Brivio. Moralez ficou responsável pela armação, enquanto Denis pelo comando de ataque.

Com a bola rolando, o primeiro tempo foi muito fraco. A expectativa era por uma Roma incisiva e veloz. Inclusive, a escolha pelo 4-4-1-1 passou por essa probabilidade. Não foi o que aconteceu. Os giallorossi começaram com mais posse de bola, mas de forma preguiçosa. Dependente apenas de Moralez para criar jogadas ofensivas, a Atalanta também não conseguiu encaixar contra-ataques. Até pela formação mais pesada no meio. Para piorar a situação do departamento médico bergamasco, Del Grosso sentiu uma lesão muscular aos 30 minutos e precisou ser substituído. Para o bem do jogo e da Dea, Bonaventura entrou no lateral-esquerdo. Com isso, Brivio recuou para o lado canhoto da defesa, enquanto Jack Bonaventura compôs o meio campo. O que, talvez, deveria ter acontecido desde o início.

Sem Raimondi e com Brivio pela esquerda, a Atalanta ficou sem alternativas pelas laterais do campo. Moralez ficou sobrecarregado e, bem marcado, não criou tanto quanto poderia. Mas com a entrada de Bonaventura, as atenções do adversário foram divididas e a dupla teve mais espaço.

Aos seis minutos do segundo tempo, Brivio cobrou fraco uma falta por baixo da barreira. De Sanctis estava na bola, mas acabou aceitando. Frangaço do experiente goleiro de 36 anos. Segundo gol seguido do lateral-esquerdo jogando em Bérgamo. Brivio abriu o marcador no triunfo de 2 a 1 da Atalanta sobre o Bologna.

A partir de então, a pressão romanista se tornou intensa. Todo o time da Atalanta se fechou no campo defensivo, trancando a entrada de sua área. O volante Kone e o zagueiro Lucchini entraram para reforçar a marcação. Junto com a torcida, a entrega dos jogadores foi impressionante. Mesmo assim, a Roma teve grandes oportunidades de marcar, mas o goleiro Consigli fez defesas milagrosas no Estádio Atleti Azzurri d’Italia. No entanto, aos 45 minutos da segunda etapa, Ljajic fez ótima jogada individual pela direita e cruzou rasteiro para Strootman, como um centroavante na pequena área, deixar tudo igual. O holandês foi quem mais finalizou no time romano, com cinco tentativas e três chutes em direção ao gol.

Não dá para dizer que o resultado foi ruim ou injusto, mas fica o gosto amargo. Os neroazzurri seguraram a pressão adversária por 39 minutos e, por três, não derrubou o último invicto da Serie A. O time atalantino fica na oitava colocação, com 17 pontos, ao lado de Milan, Lazio (que joga na segunda-feira contra o Napoli) e Parma. 

Na próxima rodada, a Atalanta visita o Verona, no Estádio Marcantonio Bentegodi. Aliás, a única vitória da Dea fora de casa aconteceu no Bentegodi, contra o Chievo.


FICHA DA PARTIDA

Estádio: Atleti Azzurri d'Italia 
Cidade: Bérgamo, Lombardia
Árbitro: Antonio Damato
Gols: 51' Brivio (ATA) e 90' Strootman (ROM)


ESCALAÇÕES

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Scaloni (73' Lucchini), Canini, Cazzola, Del Grosso (30' Bonaventura); Brienza (64' Kone), Carmona, Cigarini, Brivio; Moralez, Denis. TÉCNICO: S. Colantuono

ROMA (4-3-3): De Sanctis; Maicon, Benatia, Castan, Dodò; Bradley, De Rossi (56' Liajic), Strootman; Florenzi (88' Ricci), Marquinho (62' Pjanic), Gervinho. TÉCNICO: R. Garcia 


NOTAS DO JOGO

ATALANTA: Consigli 7,5; Scaloni 6 (73' Lucchini 6), Canini 5,5, Cazzola 7, Del Grosso 6 (30' Bonaventura 6,5); Brienza 6 (64' Kone 6), Carmona 6, Cigarini 5,5, Brivio 6,5; Moralez 6,5, Denis 6. TÉCNICO: S. Colantuono 6,5

0 comentários:

Postar um comentário