COPPA ITALIA: NAPOLI 3-1 ATALANTA (OITAVAS DE FINAL)

Protesto dos jogadores da Atalanta com o assistente e o árbitro Andrea De Marco (Foto: Magni)
A Atalanta viajou até o sul da Itália para encarar o Napoli, em partida única válida pelas oitavas de final da Coppa Italia. Os 3 a 1 dos napolitanos escondem um jogo que foi muito equilibrado até a falha clamorosa do lateral esquerdo Cristiano Del Grosso e de uma decisão polêmica do árbitro Andrea De Marco, que comprometeram a atuação do time de Bérgamo.

Assim como os donos da casa, a Atalanta foi ao campo do Estádio San Paolo com muitos reservas. Entre eles, vários jogadores jovens, como Nica, Baselli, Koné, De Luca e Livaja. Titulares como Stendardo, Lucchini, Cigarini, Bonaventura e Moralez ficaram no banco, enquanto Denis, poupado, sequer foi relacionado.

Bem postados defensivamente e com velocidade no contra-ataque, os neroazzurri mostraram desde o início que não foram a Nápoles apenas passear. No começo, De Luca ficou mais posicionado dentro da área e Livaja caiu pelo lado esquerdo, como um antigo ponta. O croata mostrou não ser fominha e foi o principal garçom de seus companheiros. Foi assim que nasceu o gol atalantino, aos 14 minutos. Livaja recebeu ótimo lançamento e, pegando a defesa adversária desarrumada, encontrou o baixinho De Luca dentro da área, com liberdade, para fazer 1 a 0.

Não deu nem tempo de comemorar e, dois minutos depois, Zapata virou o jogo para Callejón, na direita. Yepes falhou na marcação e, em um bonito voleio, o espanhol bateu cruzado para empatar a peleja. Apesar da igualdade, a Atalanta continuou bem postada em campo. Mesmo como visitante, a equipe de Stefano Colantuono controlou a bola e manteve a partida ao seu domínio.

No segundo tempo, o técnico dos azzurri, Rafa Benitez, percebeu que, para tentar avançar na competição, precisava colocar alguns de seus titulares. Com medo, Colantuono recuou seus jogadores e, assim, a equipe da Campania aproveitou o momento para fazer pressão. No melhor instante do Napoli na partida, um lance muito polêmico pôs fim ao jogo. Higuaín receberia um lançamento da entrada da área, mas estava completamente impedido. A jogada foi tão flagrante que a defesa atalantina parou. Ingenuamente, Del Grosso virou para o bandeirinha para confirmar o impedimento, mas a bola bateu em suas costas e sobrou para Insigne, que veio de trás, fazer 2 a 1. Só que Higuaín participou do lance, atrapalhou os zagueiros e, se não fosse por ele estar em posição irregular, o gol não teria acontecido. Apesar da reclamação dos jogadores, o gol foi legal, já que a regra de impedimento mudou em julho de 2013. Como Higuaín não disputou a bola, mesmo em posição irregular, não é mais considerado ilegal.

Indignado com o árbitro Andrea De Marco, o zagueiro Yepes foi para cima do bandeirinha que validou a jogada e quase o agrediu. De Marco deu cartão amarelo para o colombiano, que, inconformado, continuou protestando muito e foi expulso. A revolta foi tão grande que, mesmo passado a intensidade do momento, Yepes se recusou a deixar o campo, até ser sido convencido pelos companheiros.

Sem reação, a Atalanta ainda viu o Napoli ampliar o marcador com Callejón, em mais uma falha grosseira de Del Grosso (sem trocadilhos). O lateral esquerdo não percebeu que a defesa saiu em linha de impedimento e deixou o caminho livre para o espanhol confirmar a classificação napolitana.

O Napoli enfrentará a Lazio nas quartas de final da Coppa Italia. Já a Atalanta, volta todas as suas atenções ao Campeonato Italiano, onde briga pela salvação.

ERRATA: no calor do momento, o Atalanta Brasil cometeu um erro ao classificar o segundo gol do Napoli como irregular e como falha absurda do árbitro Andrea De Marco. Apesar da injustiça aparente, o lance foi regular. Em julho de 2013 a FIFA mudou a regra do impedimento e, desde então, a orientação é para que os árbitros marquem o fora de jogo apenas de quem disputar a bola, o que não aconteceu com Higuaín.


FICHA DA PARTIDA

Estádio: San Paolo
Cidade: Nápoles, Campania
Árbitro: Andrea De Marco
Gols: 14' De Luca (ATA), 16' e 80' Callejón (NAP), 72' Insigne (NAP)


ESCALAÇÕES

NAPOLI (4-2-3-1): Rafael; Maggio, Albiol, Britos, Reveillere; Inler, Radosevic; Insigne, Pandev (60' Hamsik), Callejón (85' Bariti); Zapata (71' Higuain).
Reservas: Reina, Colombo, Uvini, Fernandez, Dzemaili, Armero, Mertens, Hamsik, Higuain.


ATALANTA (4-4-2): Polito; Nica, Yepes, Benalouane, Del Grosso; Giorgi (84' Cigarini), Baselli (72' Stendardo), Cazzola, Kone; De Luca (62' Marilungo), Livaja.
Reservas: Frezzolini, Stendardo, Brivio, Lucchini, Cigarini, Migliaccio, Bonaventura, Moralez, Brienza, Marilungo.


CRÔNICA DO JOGO

0’ Bola rolando para Napoli x Atalanta, pelas oitavas de final da Coppa Italia

5' NAP: Pandev toca para Callejon, que entra na área, mas Polito sai bem do gol

10' NAP: Pandev arrisca da entrada da área, para fora, mas com perigo.

12' ATA: Livaja chuta de longe e com força, mas Rafael espalma

14’ ATA: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL!!!! CONTRA-ATAQUE MORTAL. BENALOUANE LANÇOU PARA LIVAJA, NA ESQUERDA, TOCAR NO MEIO DA ÁREA PARA DE LUCA COMPLETAR PARA O GOL. NAPOLI 0X1 ATALANTA.

16’ NAP: GOL DO NAPOLI! E um golaço! Reação imediata do Napoli. Depois do lançamento da esquerda, Yepes deixou Callejón livre na área e, de voleio, o espanhol marcou um lindo gol. Napoli 1x1 Atalanta.

23' NAP: Inler recebe de Insigne e tenta a finalização de longe. Sem perigo.

25' NAP: Zapata dá ótimo passe para Pandev chegar chutando na rede pelo lado de fora.

28' NAP: Após lançamento da direita, Insigne divide a bola com Polito e o arqueiro neroazzurro leva a melhor

29' ATA: Livaja cruza para Giorgi, na área, mas Britos corta e quase manda contra o próprio gol!

43' ATA: após boa troca de passes da Atalanta, Baselli encontra espaço para finalizar de 30 metros. Para fora

45’ Mais dois minutos de acréscimos

45'+2' NAP: Insigne encontrou Maggio livre na direita, que cruzou a bola na área com muito perigo. Yepes afastou

Fim do primeiro tempo em Nápoles: Napoli 1x1 Atalanta

Bola rolando para o segundo tempo de Napoli 1x1 Atalanta!

47' ATA: depois de cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área do Napoli e Livaja tentou uma bicicleta, mas sem perigo

53' NAP: Zapata recebe passe na entrada da área e arrisca. A bola desvia na marcação e sai em escanteio

54' ATA: Benalouane entra muito duro em Zapata, na lateral de defesa, mas na bola. Andrea De Marco marcou falta e deu amarelo. Imprudente

59' NAP: sai Pandev e entra Hamsik

62' ATA: sai De Luca e entra Marilungo. Não era o momento de tirar o De Luca. O Livaja vai para dentro da área e time perde velocidade

63' ATA: Cazzola dá um carrinho muito perigoso na entrada da área. Falta perigosa e cartão amarelo

64' NAP: NA TRAVE! Insigne cobra a falta na junção das traves. Polito não chegaria nunca.

70' NAP: cruzamento rasteiro da direita, Zapata chega a desviar, mas a bola passa muito perto da trave direita de Polito

71 NAP: sai Zapata e entra Higuaín. Benitez viu que precisa de seus titulares para tentar vencer.

72’ NAP: Gol do Napoli! Insigne marcou. Muita confusão. Yepes quase bateu no assistente e foi expulso.

72’ A CONFUSÃO ESTÁ FORMADA: A bola foi lançada para Higuaín, que estava completamente impedido. A defesa parou pedindo impedimento. A bola bateu em Del Grosso, que estava de costas, pedindo o impedimento de Higuaín, e sobrou para Insigne, que veio de trás, marcar. Yepes ficou maluco e foi reclamar com o bandeirinha. Ele levou dois cartões amarelos e foi expulso. Quase bateu no assistente.

76’ ATA: saiu Baselli para entrada de Stendardo, para recompor a defesa.

80’ NAP: Gol do Napoli! Callejón apareceu com liberdade nas costas de Del Grosso que, não percebeu ser o único fora da linha de impedimento, e completou para o gol.

82' ATA/NAP: Livaja e Albiol se desentendem após dividida dura de ambos. Os dois levam amarelo.

83' ATA: sai Giorgi e entra Cigarini, ex-Napoli. A última alteração

84' NAP: sai Callejín e entra Bariti

86' NAP: Inler finaliza mal, a bola fica com Higuaín, que bate prensado para fora.

90’ Mais dois minutos de acréscimos

Fim de um jogo vergonhoso: Napoli 3x1 Atalanta. Napoli classificado à próxima fase da Coppa Italia

0 comentários:

Postar um comentário