JANELA DISCRETA

Mercado de transferências trouxe bruscas mudanças na Atalanta (Foto: La Repubblica)
O último dia da janela de transferências de verão na Europa manteve a tradição de muitas movimentações nos clubes. A Atalanta chegou ao dia 31 de agosto com nenhum ponto conquistado nas duas primeiras rodadas da Serie A e com a cobrança por contratações de jogadores que possam ajudar a mudar esta situação. As saídas de atletas importantes como os meias Marten De Roon e Luca Cigarini mexeram com a espinha dorsal da equipe. No entanto, o pior início de campeonato da Dea desde o último rebaixamento à Serie B, em 2009/10, ascenderam o sinal de alerta na casa neroazzurra.

Confira abaixo os principais movimentos da Atalanta na janela de transferências:

QUEM CHEGA


Alberto Paloschi – Swansea/ING: atacante (d)
Bryan Cabezas - Independiente del Valle/EQU: ala esquerdo (d)
Ervin Zukanovic – Roma: defensor (e)
Abdoulay Konko – Lazio: lateral direito (g)
Aleksandar Pesic – Toulouse/FRA: atacante (e)
Leonardo Spinazzola – Juventus: meia (e)
Alberto Grassi – Napoli: meia (e)
Etrit Berisha – Lazio: goleiro (e)
Franck Kessie – Cesena: meia (fe)
Emanuele Suagher – Carpi: defensor (fe)
Andrea Petagna – Ascoli: atacante (fe)

QUEM SAI

Marten De Roon – Middlesbrough/ING: meia (d)
Luca Cigarini – Sampdoria: meia (d)
Marco Borriello – Cagliari: atacante (g)
Leonardo Gatto – Ascoli: ala direita (e)
Boris Radunovic – Avellino: goleiro (e)
Simone Emmanuello – Pro Vercelli: meia (e)
Davide Brivio – Genoa: lateral esquerdo (d)
Stefano Cason – Ternana: defensor (e)
Michele Canini – Parma: defensor (e)
Guido Marilungo – Empoli: atacante (e)
Salvatore Molina – Avellino: meia (e)
Luigi Giorgi – Ascoli: meia (d)
Constantin Nica – Latina: lateral direito (e)
Berat Djimsiti – Avellino: defensor (e)
Cristiano Del Grosso – SPAL: lateral direito (e) 
Gaetano Monachello – Bari: atacante (e)
Matteo Ardemagni – Avellino: atacante (d)
Luca Valzania – Cittadella: meia (e)
Matteo Contini – Ternana: defensor (e)
Nicolò Cherubin – Bologna: defensor (fe)
Serge Gakpé – Genoa: atacante (fe)
Alessandro Diamanti – G. Evergrande/CHN: atacante (fe)
Gabriel Paletta – Milan: defensor (fe)

ANÁLISE DO MERCADO

Paloschi (Foto: Atalanta.it)
A chegada de Alberto Paloschi logo no início da janela de transferências animou o torcedor atalantino com possíveis reforços de peso para a nova temporada. No entanto, as saídas de De Roon e Cigarini sem peças de reposição à altura e o início ruim de campanha na Serie A tiram o sono dos neroazzurri. O último dia para contratações fez a Atalanta movimentar todos os setores do campo. A diretoria resistiu às investidas do Sassuolo por Papu Gomez e trouxe o desconhecido Aleksandar Pesic, do Toulouse, da França, para reforçar o setor ofensivo. O bósnio tem 24 anos e passou pelas seleções de base de seu país. No entanto, o que mais chama a atenção é o baixíssimo número de gols do jogador. Com a camisa do Toulouse, foram apenas oito em 65 partidas. O atleta chega com a desconfiança natural e sendo obrigado a aproveitar as poucas oportunidades que deve ganhar.

Pinilla é o atacante mais experiente (Foto: Magni/Eco di Bergamo)
Aliás, o setor é um dos que mais sofreu mudanças neste processo de renovação do elenco. Dos quatro centroavantes de ofícios, apenas Mauricio Pinilla estava na temporada passada. Além de Paloschi e Pesic, o outro jogador da posição é o jovem Andrea Petagna, cria das categorias de base da Atalanta e que volta de empréstimo após boa passagem pelo Ascoli, na Serie B. O ataque será bastante cobrado durante o campeonato, independente de quem seja o titular. A contratação de Paloschi aumentou a expectativa por gols e a mescla da experiência com juventude é a grande aposta do técnico Gian Piero Gasperini.

Cabezas é a grande aposta para o futuro (Foto: Atalanta.it)
Para auxiliar os atacantes, o treinador demonstrou que vai usar dois pontas. Talvez aí esteja um dos pontos chave da equipe. Papu Gomez é soberano pela esquerda, mas a disputa pelo lado direito está completamente aberta. Marco D’Alessandro larga na frente, mas Gasperini tende a testar vários nomes na posição. O novato Bryan Cabezas, vice-campeão da Taça Libertadores com o Indepediente del Valle, do Equador, é a grande esperança. No entanto, o garoto tem apenas 19 anos e não dá para jogar todas as fichas no equatoriano. Desde a saída de Maxi Moralez, no meio do último campeonato, ninguém conseguiu se fixar na posição. É preciso velocidade e qualidade de passe para atuar pela ponta, mas são características difíceis de se encontrar no elenco. Spinazzola ganhou algumas chances e não agradou, mas ainda é muito cedo.

Grassi volta com grande responsabilidade (Foto: Atalanta.it)
No meio campo, a saída de Cigarini foi extremamente sentida. Apesar dos três gols de Kessié, faltava um volante com classe, que defendesse e, ao mesmo tempo, tivesse boa visão de jogo. Para isso, a diretoria acertou o retorno de Alberto Grassi. Cria da base atalantina, Grassi fez uma grande primeira metade de temporada em 2015/16 e foi negociado com o Napoli. Sem espaço no Sul, não entrou em campo pelo clube napolitano e acertou o empréstimo para Bergamo. No entanto, também não dá para apostar todas as fichas em Grassi. Apesar de pertencer a um grande clube, o volante tem apenas 21 anos e vem de um longo período sem jogar. Não dá para esperar que ele seja logo o Cigarini ou mesmo o Grassi de um ano atrás, embora esta seja a esperança.

Zukanovic foi a única contratação para a defesa (Foto: Atalanta.it)
Outro setor de extrema importância é a defesa. Dois jogadores importantes foram embora (Cherubin e Paletta). Não que eles fossem exímios zagueiros, mas apenas a chegada do instável Ervin Zukanovic, da Roma, é outro motivo de preocupação para a torcida. Desde que retornou à Serie A, há cinco anos, a Atalanta não tem o costume de atuar com três zagueiros. O elenco do clube não é preparado para isso. Mas é assim que Gasperini tem costume de trabalhar. Apesar de não ter nenhum líbero, a aposta do treinador é no trio formado por Masiello, Rafael Tolói e Zukanovic. Os três não têm velocidade e técnica para jogarem sozinhos atrás, embora o brasileiro tenha evoluído bastante desde que chegou. E com os constantes cartões e lesões, não serão raros os momentos de emergência no setor. Aí mora outro problema: as poucas opções. O veterano Stendardo não tem a confiança do técnico e a responsabilidade deve cair sobre os jovens Caldara e Suagher ou nos improvisos de posição. É para se prestar atenção. Não por acaso a Atalanta levou seis gols nos dois primeiros jogos da Serie A.

Sportiello continua depois de uma novela (Foto: Magni/Eco di Bergamo)
Encerrando a análise das transferências, está a maior novela do período. O goleiro revelação Marco Sportiello foi dado como certo fora da Atalanta. Primeiro, o Napoli namorou o camisa 57 durante a janela, mas os valores não agradaram à diretoria atalantina. No último dia, um diretor chegou a declarar que Sportiello não continuava em Bergamo enquanto as negociações avançavam com a Fiorentina. As falhas em claras faltas de atenção nas duas primeiras rodadas do Campeonato Italiano aumentaram os rumores de que o goleiro não estava com a cabeça em Bergamo. Para completar, a Atalanta acertou a contratação do bom Etrit Berisha, titular no gol da Albânia na última Eurocopa, junto à Lazio. No entanto, de última hora, as negociações com a Fiorentina desandaram e Sportiello continua vestindo a camisa neroazzurra. Agora é esperar para saber como Gasperini vai administrar este pepino. Ele tem pelo menos três goleiros de muito bom nível, se contando com o reserva Davide Bassi. 

De fato, a Atalanta se reforçou em setores importantes, mas o último dia da janela de transferências não trouxe nenhum nome de peso. O processo de renovação é evidente, mas não dá para negar que bate um certo receio na torcida. Os jovens que chegam terão pouco tempo para encaixar. Claramente, o objetivo é a médio prazo, com Gasperini implantando um novo esquema tático (3-4-3), mas é preciso tempo para tudo dar certo. Talvez seja exatamente o que a Dea não tenha: tempo. O objetivo para esta temporada é não ser rebaixado, mas é esperado uma evolução. Não dá para esperar muito agora, mas a cobrança vai ser grande.


ELENCO DA ATALANTA

GOLEIROS

57 – Marco Sportiello

Nascimento: 10/05/1992
Cidade: Desio, Itália
Altura: 1,92 m
Peso: 87 kg
Jogos na carreira: 185
Gols sofridos: 213

- Etrit Berisha

30 – Davide Bassi

47 – Stefano Mazzini

DEFENSORES

3 – Rafael Tolói (zagueiro)

Nascimento: 10/10/1990
Cidade: Gloria D'Oeste, Brasil
Altura: 1,85 m
Peso: 75 kg
Jogos na carreira: 340
Gols: 31




6 – Ervin Zukanovic (zagueiro)

Nascimento: 11/02/1987
Cidade: Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
Altura: 1,89 m
Peso: 85 kg
Jogos na carreira: 275
Gols: 21

5 – Andrea Masiello (zagueiro/lateral esquerda)

13 – Mattia Caldara (zagueiro)

23 – Emanuele Suagher (zagueiro/lateral esquerda)

2- Guglielmo Stendardo (zagueiro)

93 - Boukary Dramé (lateral esquerda/meia esquerda)

24 – Andrea Conti (lateral direita/meia direita)

25 – Abdoulay Konko (lateral direita/meia direita)

MEIAS

19 – Franck Kessié (meia/volante)

Nascimento: 19/12/1996
Cidade: Ouragahio, Costa do Marfim
Altura: 1,83 m
Peso: 73 kg
Jogos na carreira: 40
Gols: 8

27 – Jasmin Kurtic (volante/meia)


88 – Alberto Grassi (volante/meia)

Nascimento: 07/03/1995
Cidade: Brescia, Itália
Altura: 1,83 m
Peso: 75 kg
Jogos na carreira: 18
Gols: 0

11 – Remo Freuler (volante/meia)

17 – Carlos Carmona (volante/meia)

4 – Roberto Gagliadirni (volante/meia)

8 – Giulio Migliaccio (volante/meia)

77 – Cristian Raimondi (meia direita/lateral direita/zagueiro)

37 – Leonardo Spinazzola (meia esquerda/lateral esquerda/ponta direita)

10 – Alejandro “Papu” Gomez (ponta esquerda/atacante)

Nascimento: 15/02/1988
Cidade: Buenos Aires, Argentina
Altura: 1,65 m
Peso: 68 kg
Jogos na carreira: 348
Gols: 55




52 – Bryan Cabezas (ponta esquerda/atacante)

Nascimento: 20/03/1997
Cidade: Quevedo, Equador
Altura: 1,82 m
Peso: 72 kg
Jogos na carreira: 68
Gols: 4

7 – Marco D’Alessandro (ponta direita/atacante)

ATACANTES

43 – Alberto Paloschi

Nascimento: 04/01/1990
Cidade: Chiari, Itália
Altura: 1,82 m
Peso: 80 kg
Jogos na carreira: 245
Gols: 69

- Aleksandar Pesic

51 – Mauricio Pinilla

29 – Andrea Petagna

TÉCNICO

Gian Piero Gasperini

Nascimento: 25/01/1958
Cidade: Grugliasco, Itália
Altura: 1,77 m
Ex-clubes: Crotone (2003/2006), Genoa (2006/2011 e 2013/2016), Internazionale (2011/2012), Palermo (2012/2013)

0 comentários:

Postar um comentário