Nós te amamos, Atalanta!

Nós te amamos, Atalanta! (Foto: Corriere di Bergamo)

O que é amor para você? Cada um tem uma opinião particular. Este talvez seja o sentimento que consegue mexer com todas as nossas emoções ao mesmo tempo, de maneiras singulares e com referências diferentes, o que torna o amor algo único para cada pessoa. Erroneamente se fala que o futebol é uma paixão nacional. Paixão é algo intenso, mas passageiro, como um namoro de verão. Mas futebol vai além, é amor. Único, verdadeiro e para o resto da vida. A partir do momento em que você é escolhido definitivamente pelas cores de um clube, não há mais escolhas, dúvidas ou arrependimento. Há xingamentos, desespero, lágrimas e tristeza quando a bola não entra. Mas basta apenas o próximo toque na "gorduchinha" para voltarmos a gritar, sorrir, acreditar, vibrar e comemorar. Isso é amor. 
E o que é a Atalanta? É amor. O Atalanta Brasil nasceu há sete anos, em março de 2018, quando o clube disputava a Serie B com uma campanha irregular. O amor é bem anterior. Não se explica. E hoje, quando vemos a Dea quebrar recordes, obter campanhas impressionantes, voltar a uma competição europeia e jogar um futebol tão vistoso, podemos afirmar: nós te amamos, Atalanta!

A euforia do torcedor atalantino que lota o Estádio Atleti Azzurri d’Italia, que recepciona aos milhares os jogadores após uma vitória importante, que canta e aplaude o time mesmo nas derrotas, é totalmente compreensivo. Estamos vendo a melhor Atalanta de todos os tempos e isso não é pouca coisa. Com todo respeito ao time neroverde, mas a Atalanta não é um Sassuolo, que existe desde 1920 nas divisões semi-amadoras da Itália e obteve uma ascensão meteórica até conquistar a sexta colocação na Serie A e a participação na Europa League depois de ser adquirido pelo empresário milionário Giorgio Squinzi, dono da Mapei, uma das principais indústrias químicas da Itália. Os sassolesi que nem podem jogar em sua cidade porque o estádio não comporta as competições que disputa. 

A Atalanta é um time tradicional, com 110 anos de história, com 59 presenças na primeira divisão, jogadores importantes que vestiram sua camisa e um título da Coppa Italia. Mais do que isso, é o time de Bérgamo. É a equipe que consegue despertar o amor, a identificação, o orgulho da cidade, mesmo com a proximidade de um grande centro mundial, Milão, que possui dois dos principais clubes do mundo, o Milan e a Inter. Neste tempo todo, a resistência a alguns aspectos da modernização do futebol tem sido a principal bandeira desta torcida, que se acostumou a sofrer, mas nunca deixar de amar intensamente o neroazzurro.

E hoje vemos a Atalanta brilhar nos gramados da Itália e da Europa, mas não sabemos por quanto tempo. A especulação do mercado do futebol é grande, os jogadores são seduzidos por altas cifras e muitos vão seguir seus caminhos, como outros que já o fazem. É natural do futebol. Mas o que temos certeza é de que o amor e a devoção pela Atalanta continuarão os mesmos. 

Forza Atalanta!

Este é o primeiro de uma série de textos que o Atalanta Brasil traz neste período de pausa no Campeonato Italiano para analisar detalhadamente os últimos grandes feitos desta que é a melhor Atalanta de todos os tempos, como dito anteriormente. Fique ligado que nas próximas postagens vamos destrinchar como o elenco vencedor foi formado e depois readequado e também a importância do técnico Gian Piero Gasperini para este sucesso.

9 comentários:

  1. Sempre gostei do campeonato italiano eu e meus amigos fãs de futebol ,e cada um tinha a sua esquadra ,a maioria era juve Milan e inter ,e eu sempre falava pra eles que a minha esquadra italiana era a Atalanta de Bergamo ,eles riam falava que era uma esquadra pequena e eu nunca dei a mínima para isso e sempre fui e continuei atalantino na Itália ,e vendo a Atalanta hoje em dia lutando com os grandões e jogando um futebol tão bonito faz eu ter um orgulho imenso ,tomara que nossa esquadra cresça cada vez mais que a cada ano fique mais forte ,mais mesmo que não aconteça isso ,sempre vou ser na Itália torcedor da Déa mágica Déa ,acho que isso é o verdadeiro amor ,você gostar de ums esquadra por ela e não pelos títulos ,muitos torcem por campeonatos e não pelo clube

    ResponderExcluir